Por Imprensa (quinta-feira, 24/07/2025)
Atualizado em 24 de julho de 2025
O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) se reuniu, na quarta-feira (23), com o secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, e o delegado-geral, Gustavo Xavier, para tratar de pendências da categoria.
A majoração da carga horária, a verba de vestimenta e o Serviço Voluntário de Plantão (SVP) foram os principais temas discutidos na reunião.
O presidente do Sindpol, Jânio Barbosa, e o vice-presidente, Fagner Calheiros, destacaram que já são dois anos de negociações com o Governo do Estado, incluindo a apresentação de cenários pelo Comitê de Negociação Sindical — proposta que não avançou por falta de concretização por parte do Governo. O delegado-geral solicitou a minuta do processo de conciliação entre o Executivo e o Judiciário e informou que o secretário tentará agendar uma audiência com o governador.
Sobre a verba de vestimenta, Flávio Saraiva informou que a SSP está realizando uma licitação com empresas para a aquisição de uniformes padronizados para a polícia.
O Sindpol também defendeu a implantação do SVP, ressaltando que há serviços extraordinários que poderiam ser executados, destacando que o SVP já está previsto em lei.
O secretário sinalizou que o valor do SVP poderia ser equivalente ao da força-tarefa. Os gestores propuseram dar continuidade ao debate, com a participação das entidades representativas, incluindo os delegados.
Ainda durante a reunião, o delegado-geral comunicou ao secretário que foi criado um grupo de trabalho para elaboração da Lei Orgânica Estadual da Polícia Civil e ressaltou que o Sindpol já entregou sua proposta.