Por Imprensa (quarta-feira, 3/07/2013)
Atualizado em 3 de julho de 2013
A diretoria do Sindpol se reuniu com o Delegado Geral, Paulo Cerqueira, para tratar das reivindicações dos policiais civis. O encontro aconteceu, na manhã desta quarta-feira (03), na Delegacia Geral, onde se discutiu vários assuntos de interesse da categoria, como o Plano de Cargos, Carreira e Subsídios (PCCS), a implantação do ticket alimentação, Corregedoria de Polícia, apuração da explosão da Deic, entre outros.
PCCS
O presidente do Sindpol, Josimar Melo, informou da primeira reunião deste ano com a Mesa de Negociação da Secretaria de Gestão Pública para tratar do PCCS dos policiais civis. O sindicalista solicitou intervenção do Delegado Geral no sentido de dar celeridade no processo, que havia parado na fase de reclassificação (reenquadramento). O presidente do Sindpol informou que consenso entre o sindicato e a categoria que a negociação retorne por onde parou. “Já discutimos classes, níveis, tudo, o que falta é o reenquadramento”, informou. O Delegado Geral se comprometeu levar o pleito da categoria ao secretário de Gestão Pública, Alexandre Lages.
Ticket alimentação
O Delegado Geral informou que uma empresa questionou o processo de licitação na Justiça, e cabe ao juíza Ester Manso e a Conselheira do Tribunal de Contas Maria Cleide despacharem o processo.
O Delegado Geral esclareceu que é de interesse da Delegacia Geral a implantação do ticket de alimentação, ressaltando que a medida não irá onerar o orçamento da Polícia Civil.
Caso Deic
O presidente do Sindpol cobrou apuração da investigação na explosão na Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic), que vitimou fatalmente a sindicalista e policial civil Amélia Dantas.
O Delegado Geral informou que o laudo é da Polícia Federal, devendo o Ministério Público solicitá-lo. Ele disse que chegou a conversar com a secretária Nacional, Regina Miki, sobre o caso, mas que ela disse que a Polícia Federal estava muito ocupada com a Copa das Confederações.
Retroativo das progressões
O Sindpol cobrou agilidade quanto ao pedido do retroativo das progressões dos policiais civis. O Delegado Geral informou que os processos se encontram na Secretaria de Gestão Pública e entrará em contato com o secretário para dar celeridade nesse pagamento.
Retirada dos presos
O Delegado Geral confirmou que até o final de agosto, tirará todos os presos das delegacias do interior, com a construção do presídio em Craíbas.
Reforma do estatuto da Polícia Civil
O presidente do Sindpol procurou se informar junto ao Delegado Geral sobre os trabalhos da Comissão de delegados que estavam reformulando a Lei Geral da Polícia de Alagoas. O Delegado Geral informou que os trabalhos da Comissão continuam parados.
Afastamento para trâmite da aposentadoria
O Delegado Geral esclareceu que quando o policial civil completasse o tempo de serviço para a aposentadoria, deverá entregar o requerimento de afastamento de 30 dias das funções na Polícia Civil.
Punições
Josimar Melo voltou a solicitar que a Delegacia Geral fizesse o esforço junto ao Conselho Superior da Polícia Civil de Alagoas (Consupoc) para que seja cumprido o acordo com o Governo do Estado na última greve, que suspendeu qualquer tipo de retaliação.
Prazo para corregedoria
O Sindpol manifestou a reclamação da categoria quanto ao prazo, que chega a menos de 24 horas, dado para o policial se apresentar na Corregedoria de Polícia. Ficou decidido o prazo mínimo de 72 horas.