Geral Notícias

SSP divulga a cartilha “E se a polícia me parar? O que fazer?”

Por Imprensa
Atualizado em 20/08/2018

A Secretaria de Segurança Pública, por meio de sua Chefia de Ensino Integrado, lança a Cartilha: “E SE A POLÍCIA ME PARAR? O QUE FAZER?” fruto do IV Seminário de Atuação Policial frente à Proteção e Promoção dos Direitos dos Grupos Vulneráveis realizado em 2016 pela SSP, sendo que sua 5ª edição será executada neste segundo semestre de 2018.

A Cartilha visa orientar os cidadãos quanto ao comportamento que deve ser adotado diante de uma abordagem policial e foi inspirada, dentre outras fontes de pesquisa, no material do Curso de Aspectos Jurídicos de Atuação Policial, promovido pela Rede EaD/Senasp-MSP.

A fim de que seja abordado da forma devida, o cidadão precisa reconhecer que a Abordagem Policial é um procedimento padrão de aproximação a uma pessoa, a um grupo de pessoas, a um veículo ou ainda a uma residência, visando confirmar um fato, a evidência de uma infração penal, bem como investigar, orientar, advertir, prender e/ou assistir, conforme previsão legal do Art. 244/CPP.

É importante que o cidadão não se sinta constrangido ao ser abordado, visto que ao cooperar com a autoridade policial, ele estará contribuindo para promoção da segurança da sua comunidade.

Em breve a Cartilha estará disponível para download no site da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas.

Fonte: Ensino.seds

Galeria de Imagens

Compartilhe esta notícia

Faça parte da maior força sindical dos policiais civis

Junte-se a milhares de policiais civis que confiam no SINDPOL para defender seus direitos e interesses.