Por Imprensa (segunda-feira, 9/03/2015)
Atualizado em 9 de março de 2015
O Sindpol realizou o I Encontro da Mulher Policial em Alagoas, na última sexta-feira (06), que fortaleceu a integração da categoria. O evento foi importante para tirar dúvidas sobre direitos e conquistas e reafirmar a luta dos policiais civis.
A organizadora do evento, a 3ª Secretária do Sindpol, Arlete Bezerra Correia, destacou que o sindicato se antecipou a toda a segurança pública na homenagem às mulheres, promovendo esclarecimentos às policiais e definindo o rumo da mobilização da categoria. O evento também foi comemorativa pela passagem do Dia Internacional das Mulheres. “A princípio, o que era um simples almoço se transformou em um evento de cunho estadual (a passagem do Dia Internacional da Mulher era comemorada com realização de reunião e almoço à categoria pelo Sindpol) com participação de policiais civis de Maceió e das cidades do interior, como União dos Palmares, Murici, Flexeiras, Matriz de Camaragibe, Traipu, União dos Palmares.
O I Encontro se iniciou com a realização da palestra motivacional da policial civil e psicóloga Conceição Honorato, que fez dinâmicas de apresentação envolvendo as participantes com informações sobre curiosidades das mulheres e apresentou histórias de superação.
A psicóloga destacou os adoecimentos que os profissionais estão submetidos por conta da tensão da profissão, que é uma das mais estressante do mundo. Destacou que a grande essência do trabalho é o policial e a policial civil.
Ressaltou a importância do Grupo Sindpol Vida Saudável que conta com a orientação de dois educadores físicos e reúne sindicalizados e seus familiares todas as segundas- quartas e sextas-feiras, na Praia da Ponta Verde, às 20 horas, para caminhada e corrida, além dos exercícios de alongamentos. “O foco do Grupo Sindpol Vida Saudável é a promoção da saúde e do bem-estar da categoria”, lembrou.
Aposentadoria especial
O Delegado Sindpol e dirigente da Cobrapol, Carlos Jorge da Rocha, destacou a vitória das mulheres com a aposentadoria especial. Explicou que fez o projeto junto à Cobrapol com 25 anos de tempo de contribuição, sendo, no mínimo, 15 anos de contribuição na profissão policial.
Informou que a alteração, na Lei Complementar 51/1985 com a sanção da presidente Dilma da Lei Complementar 144/2014, modificou a Lei Complementar 51/1985, beneficiando as mulheres e homens. Também ficou garantida a integralidade salarial, ou seja, o policial tem o direito a receber proventos de acordo com a última remuneração de seu cargo.
PCCS
O 2º vice-presidente do Sindpol, Carlos José, fez esclarecimentos sobre a progressão do Plano de Cargos, Carreiras e Subsídios – Lei 7.602/2014. Informou que o processo para progressão dura entre cinco a oito meses. Explicou que os primeiros processos foram mais rápido no final do Governo Téo Vilela devido à intervenção política do Sindpol, o qual precisava da efetivação do Plano para garantir o direito.
Academia
Informou que as horas da Academia é um pré-requisito para o curso de formação, e o policial ingressar na Polícia Civil. Para quem utilizou as horas da Academia, orientou que o policial deverá localizar o processo e acrescentar novos documentos, não podendo substitui-los.
Informou que o Sindpol exigiu a ordem cronológica. Ele explicou que há uma Comissão Especial e outra Comissão Permanente da Seplag que faz a progressão de todos os servidores públicos do Estado.
Disse que o policial poderá requerer a progressão a qualquer tempo. Não tem prazo para isso. O direito não prescreve. Para os novatos, o sindicato está procurando as medidas legais visando a isonomia com os antigos.
Carlos José informou que ele o Delegado Sindical Charles Alcantâra, que fazem parte da Comissão Especial, estão todos os dias, pela manhã, na sede do Sindpol, e os policiais poderão tirar dúvida no local.
O Delegado Sindical Charles Alcântara também tirou duvidas das policiais civis quanto à progressão do PCCS.
Conquista
O presidente do Sindpol, Josimar Melo, ressaltou que a luta pela implantação do PCCS começou há mais de seis anos. “Esse plano não foi gestado pelo Sindpol. A nossa proposta inicial, que foi aprovada pela categoria em assembleia geral, sofreu doze versões. Mas mesmo assim, conseguirmos avanços. O governo tentou colocar avaliação de desempenho, retirar os aposentados e retirar direitos. E conseguimos superar todos esses obstáculos. Fizemos uma estratégia e conseguimos o máximo de policiais para progredir no Governo Téo e efetivar o Plano”, disse.
Ações judiciais
O vice-presidente do Sindpol, Edeilto Gomes, informou sobre as ações judiciais que serão pagas em precatório, a exemplo da ação judicial do pagamento das diferenças da ação de equiparação dos 40% (Especial e Operacional) e ação judicial da URV (Unidade Real de Valor) que está para pagamento em precatório. Ele disse que os aposentados e pensionistas deverão entregar uma cópia do contracheque e contato telefônico na sede do Sindpol para atualização de dados.
No encontro, as policiais civis receberam kit do encontro com pasta, blocos de notas, canetas personalizadas e camisetas. Ao final, as participantes foram para uma confraternização de almoço.
Depoimentos
A realização do I Encontro da Mulher Policial Civil recebeu elogios os participantes. “O Sindpol está se superando. Está conseguindo trazer as colegas a se reunir e debater os problemas da Polícia Civil e tirar nossas dúvidas, revelou a policial Izabel Almeida.
Para a policial Aidil Rocha, o evento foi muito interessante e esclarecedor. “As palestras, o encontro com as nossas colegas, e os esclarecimentos foram muito importante. Acredito nesse sindicato. Estamos de parabéns com a dedicação da diretoria do Sindpol”, disse.
Prestigiando o evento, a delegada do 22º DP, Liana Franca, também compareceu ao encontro. “É uma maravilha e interessante evento desse tipo. Foi muito proveitoso e informativo”, disse.
A delegada Rosângela Cavalcanti, da Delegacia em Defesa da Mulher 2 revelou que o Sindpol prestigiou as mulheres com a realização do I Encontro da Mulher Policial Civil. “O sindicato está valorizando as mulheres. A palestra foi muito interessante. Temos que continuar participando de eventos que tratam de questões específicas da categoria”.
Veja as fotos no Facebook do Sindpol: Sindpol Alagoas