Sindpol abraça campanha Outubro Rosa, promovendo a prevenção do câncer de mama

Por Imprensa (quarta-feira, 9/10/2024)
Atualizado em 9 de outubro de 2024

O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) está engajado na campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo a prevenção do câncer de mama, o tipo de câncer que mais causa mortes entre mulheres.

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima 73,6 mil novos casos em 2024, com um risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. Embora raro antes dos 35 anos, mas acima desta idade a incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos.

O Ministério da Saúde afirma que cerca de 17% dos casos podem ser evitados por meio de hábitos de vida saudáveis, a exemplo da prática de atividade física, o não consumo de bebidas alcoólicas e alimentação saudável ajudam a reduzir o risco de câncer de mama.

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos.  Vale destacar que o câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

O aparecimento do nódulo ou outro sintoma suspeito nas mamas deve ser investigado para confirmar se é ou não câncer de mama. Para a investigação, além do autoexame, exame clínico das mamas, exames de imagem podem ser recomendados, como mamografia, ultrassonografia ou ressonância magnética. A Prevenção, o diagnóstico e o tratamento estão disponíveis na rede do Sistema Único de Saúde (SUS).

Sinais de alerta:

Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor;

Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;

Alterações no bico do peito (mamilo) como retrações;

Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço;

Dor em qualquer área da mama;

Inchaço de parte da mama;

Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.

Métodos de diagnóstico:

Autoexame;

Exame clínico das mamas;

Exames de imagem como mamografia, ultrassonografia ou ressonância magnética;

Biópsia, técnica que consiste na retirada de fragmentos do nódulo ou da lesão suspeita.

Tratamento:

Cirurgia;

Radioterapia;

Quimioterapia;

Hormonioterapia;

Terapia biológica.

Prevenção:

Praticar atividade física;

Manter o peso corporal adequado;

Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;

Amamentar seu bebê (amamentar o máximo de tempo possível é um fator de proteção contra o câncer);

Não fumar e evitar o tabagismo passivo são medidas que podem contribuir para a prevenção do câncer de mama.

Encontro das Mulheres

O Sindpol realizará o III Encontro das Mulheres Policiais Civis visando a prevenção ao câncer de mama, na campanha Outubro Rosa, no dia 30 de outubro, das 9h às 12h, no auditório da Delegacia Geral de Alagoas, em Jacarecica.

Haverá a palestra com as fundadoras do Instituto Cuide-se a Administradora de Empresa Adriana Oliveira Silva (Adri) e a Profissional de Marketing Adriana Bastos Lima (Drika), ambas enfrentaram o câncer e venceram a doença. Após a palestra, ocorrerá o coffee break e a entrega de brindes.

Fontes: Inca e Ministério da Saúde