Por Imprensa (quarta-feira, 9/10/2024)
Atualizado em 9 de outubro de 2024
O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) está engajado na campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo a prevenção do câncer de mama, o tipo de câncer que mais causa mortes entre mulheres.
O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima 73,6 mil novos casos em 2024, com um risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. Embora raro antes dos 35 anos, mas acima desta idade a incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos.
O Ministério da Saúde afirma que cerca de 17% dos casos podem ser evitados por meio de hábitos de vida saudáveis, a exemplo da prática de atividade física, o não consumo de bebidas alcoólicas e alimentação saudável ajudam a reduzir o risco de câncer de mama.
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Vale destacar que o câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.
O aparecimento do nódulo ou outro sintoma suspeito nas mamas deve ser investigado para confirmar se é ou não câncer de mama. Para a investigação, além do autoexame, exame clínico das mamas, exames de imagem podem ser recomendados, como mamografia, ultrassonografia ou ressonância magnética. A Prevenção, o diagnóstico e o tratamento estão disponíveis na rede do Sistema Único de Saúde (SUS).
Sinais de alerta:
Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor;
Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
Alterações no bico do peito (mamilo) como retrações;
Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço;
Dor em qualquer área da mama;
Inchaço de parte da mama;
Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.
Métodos de diagnóstico:
Autoexame;
Exame clínico das mamas;
Exames de imagem como mamografia, ultrassonografia ou ressonância magnética;
Biópsia, técnica que consiste na retirada de fragmentos do nódulo ou da lesão suspeita.
Tratamento:
Cirurgia;
Radioterapia;
Quimioterapia;
Hormonioterapia;
Terapia biológica.
Prevenção:
Praticar atividade física;
Manter o peso corporal adequado;
Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
Amamentar seu bebê (amamentar o máximo de tempo possível é um fator de proteção contra o câncer);
Não fumar e evitar o tabagismo passivo são medidas que podem contribuir para a prevenção do câncer de mama.
Encontro das Mulheres
O Sindpol realizará o III Encontro das Mulheres Policiais Civis visando a prevenção ao câncer de mama, na campanha Outubro Rosa, no dia 30 de outubro, das 9h às 12h, no auditório da Delegacia Geral de Alagoas, em Jacarecica.
Haverá a palestra com as fundadoras do Instituto Cuide-se a Administradora de Empresa Adriana Oliveira Silva (Adri) e a Profissional de Marketing Adriana Bastos Lima (Drika), ambas enfrentaram o câncer e venceram a doença. Após a palestra, ocorrerá o coffee break e a entrega de brindes.
Fontes: Inca e Ministério da Saúde