Abandonada pelo Governo, Delegacia Regional de Arapiraca vira ‘ferro velho’

Por Imprensa (sexta-feira, 2/10/2020)
Atualizado em 2 de outubro de 2020

A Delegacia Regional de Arapiraca está praticamente abandonada pelo Governo do Estado. A constatação foi feita pelos dirigentes do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) em vistoria à regional.

O presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, registrou as paredes rachadas e com mofos, além de infiltrações no teto, que expõem a possibilidade de desabamento. “Há uma obra que não termina, próxima à recepção da delegacia, que deixa os policiais civis em uma ambiente insalubre de trabalho, e a população inalando poeira e material de construção”, revela.

Para chegar a parte da carceragem, o policial civil precisa passar por uma passagem estreita que, no início do caminho, tem um buraco com mais de 10 metros de profundidade, colocando em risco a segurança e integralidade dos profissionais de segurança.

O pior é a situação dos custodiados. Em uma pequena cela, três detentos dividem o espaço desumano. No local, não tem chuveiro, banheiro, vaso sanitário nem água. Os detentos ficam na expectativa de que suas famílias levem os materiais pessoais.

O pátio da delegacia regional está com centenas de motos e carros que servem de habitat para pragas de ratos, mosquitos e cobras. “A situação de abandono é um problema recorrente na cidade. A população é atendida em um local cheio de materiais de apreensão, entulhos e automóveis deteriorados. Os policiais civis e a população ficam à mercê de doenças, como leptospirose, chikungunya, dengue e zika”, disse Ricardo Nazário.

O dirigente ressalta que a Secretaria de Segurança Pública não toma providência, e o governador Renan Filho não liga para a delegacia do município de Arapiraca, que é a segunda maior cidade de Alagoas.

“O Sindpol chama a atenção da Defensoria Pública, da OAB, do Ministério Público e das autoridades. Será que não há nenhuma autoridade que tome providência”, questiona o sindicalista.