Agosto Lilás: Sindpol destaca a importância do combate à violência contra a mulher em todos dias do ano

Por Imprensa (terça-feira, 30/08/2022)
Atualizado em 30 de agosto de 2022

No Agosto Lilás, mês de conscientização contra a violência contra a mulher, o Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) busca sensibilizar os policiais civis, servidores públicos e população sobre a importância do combate à violência todos dias no ano.

A violência contra a mulher provoca sequelas e traumas por toda a vida, alterando comportamento, deixando fobias, baixa estima, depressão, pânico, entre outros transtornos psicológicos que acometem não somente a elas, mas também os filhos e familiares.

Números

Os dados da violência contra a mulher no Brasil são alarmantes. Os registros mais recentes apontam que 26 mulheres sofrem agressão física por hora. Uma menina ou mulher é estuprada a cada 10 minutos no país. A cada dia, três mulheres são vítimas de feminicídio. A cada dois dias, uma travesti ou mulher trans é assassinada. Em dias em que times de futebol jogam na cidade, o número de registros de B.O. de ameaça contra as mulheres aumenta 23,7%.

Lei

O Plenário do Senado aprovou no dia 10 de agosto um projeto de lei que institui o Agosto Lilás como mês de proteção à mulher (PL 3.855/2020). O projeto estabelece que durante o mês de agosto, em todo o país, a União, os estados e os municípios deverão promover ações de conscientização e esclarecimento sobre as diferentes formas de violência contra a mulher. O projeto já foi aprovado na Câmara dos Deputados, faltando apenas a sanção do presidente da República.

Veja abaixo os locais para denunciar os agressores:

180 – CENTRAL DE ATENDIMENTO À MULHER DO GOVERNO FEDERAL

181 – DISQUE DENÚNCIA

2126-9560 – CASA DA MULHER ALAGOANA NISE DA SILVEIRA – Juizado de Violência Doméstica, na Praça Sinimbu, no Centro de Maceió.

3315-4976 – DELEGACIA DEFESA DA MULHER 1 – CODE – Avenida Gustavo Paiva 3433 Mangabeiras – Maceió – deddm1@pc.al.gov.br

3315-4327 – DELEGACIA DEFESA DA MULHER 2 – Rua Antônio de Souza Braga, Quadra 3, nº 270, Conjunto Salvador Lira, Tabuleiro dos Martins- Maceió – deddm2@pc.al.gov.br

3521-6318 – DELEGACIA DEFESA DA MULHER – ARAPIRACA – Rua Domingos Correia 35 Centro – Arapiraca – deddma@pc.al.gov.br

3261-3755 – NÚCLEO DE DEFESA DA MULHER – RIO LARGO – Travessa Intendente Júlio Calheiros, s/n, Rio Largo – 12dp@pc.al.gov.br

DELEGACIA VIRTUAL – https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/

190 – POLÍCIA MILITAR

PATRULHA MARIA DA PENHA

82 98733-9112 (Whatsapp da patrulha) 82 988676436 (para denunciar descumprimento de medida protetiva) Rua Doutor Augusto Cardoso Ribeiro, s/n, Jatiúca, (transversal à Rua Dr. Antônio Gomes de Barros – antiga Av. Amélia Rosa), Maceió/AL.

Patrulha Maria da Penha – Arapiraca/AL (82) 98833-9438 (Whatsapp) – Rua Samaritana, 160, Edifício Luís Pedro Medeiros Pereira (prédio do Juizado da Mulher), Bairro Santa Edwirges, Arapiraca/AL

Patrulha Maria da Penha/Selma Bandeira (vinculada à Guarda Municipal) – Delmiro Gouveia/AL    82 99964-1788 (Whatsapp)  –  Praça Joaquim Nabuco Delmiro Gouveia/AL

Com informações da Agência Senado, SSP-AL e plataforma Violência contra as Mulheres em Dados