Carregando
(82) 3221.7608 | 3336.6427

Alagoas tem o maior número de mortes por arma de fogo, revela estudo

Por Imprensa (sexta-feira, 8/03/2013)
Atualizado em 8 de março de 2013

Segundo o Mapa da Violência 2013, o Estado tem 55,3 homicídios deste tipo por 100 mil habitantes

Alagoas é o Estado com a maior taxa de homicídios por arma de fogo do Brasil. Segundo o Mapa da Violência 2013, o estado tem 55,3 mortes deste tipo por 100 mil habitantes. Na capital, a realidade é ainda mais violenta: são 94,5 homicídios pela mesma quantidade de habitantes. O estudo, divulgado na quarta-feira (6), diz que os números podem ser ainda maiores, já que há um sub-registro dos assassinatos.

O estado aparece com uma vasta distância para o segundo colocado, o Espírito Santo, que registrou 39,4 óbitos por arma de fogo. Entre as capitais, a situação de Maceió não é diferente. A segunda posição ficou com João Pessoa, com uma taxa de 71,6.   A situação de Alagoas é ainda mais grave se comparada à média nordestina. Nesta região, a taxa de homicídios por arma de fogo em cada 100 mil habitantes é igual a 28, quase metade do índice alagoano. Maceió segue a discrepância em relação à média regional das capitais, já que, enquanto a capital alagoana registrou um índice de 94,5, o Nordeste teve uma taxa de 50,1.

O estudo revela que, para cada pessoa branca morta por arma de fogo em Alagoas, morrem mais de 18 negros.   Alagoas destaca-se ainda pelo alto índice de violência contra a população exclusivamente masculina. São 108,5 homens mortos por arma de fogo em cada 100 mil habitantes.

Números podem ser maiores

Uma informação preocupante, no entanto, diz respeito ao sub-registro dos assassinatos. Isto porque a pesquisa se baseia em dados fornecidos pelo Subsistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde.   No entanto, o pesquisador admite que, devido à ocorrência de inúmeros sepultamentos sem o competente registro, há uma redução no número de óbitos declarados, o que pode minimizar os índices revelados pelo Mapa

David Lucena – Gazetaweb

Compartilhe essa notícia

Comentários

Faça agora seu Recadastramento
e fique informado

© Copyright 2001 - 2024 | SINDICATO DOS POLICIAIS CIVIS DE ALAGOAS