Carregando
(82) 3221.7608 | 3336.6427

Aniversário de 32 anos: Sindpol lançará livro histórico e galeria dos ex-presidentes nesta segunda (16). Participe!

Por Imprensa (quinta-feira, 12/05/2022)
Atualizado em 13 de maio de 2022

O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) fará 32 anos na próxima segunda-feira (16). E para comemorar a data, a diretoria lançará o livro “Sindpol-AL: A história do Sindicato que derrubou um governador”, que narra os acontecimentos da criação do Sindpol, as lutas e conquistas dos policiais civis. Haverá também o lançamento da galeria dos ex-presidentes do Sindicato.  O evento está marcado para a próxima segunda-feira (16), às 17 horas, na sede do Sindpol. Haverá buffet com coquetel e música ao vivo.

O livro “Sindpol-AL: A história do Sindicato que derrubou um governador” resgata a história da Associação dos Guardas Civis, a transição da Associação para o Sindpol e as gestões da Unidade Policial. Há depoimentos do primeiro presidente da Associação dos Guardas Civis, delegado aposentado Mário Pedro, dos ex-presidentes do Sindpol (Valter Gama, Geraldo Barros, José Carlos Fernandes Neto (Zé Carlos), Carlos Jorge da Rocha e Josimar Melo), além do atual presidente, Ricardo Nazário, e de personalidades políticas e do movimento sindical.

Uma página é dedicada à policial civil e sindicalista Amélia Dantas, que foi vítima fatal da irresponsabilidade do Governo do Estado. Ela faleceu em decorrência de explosivos armazenados irregularmente e ilegalmente na Divisão Especial de Investigações e Capturas (Deic) em dezembro de 2012. A tragédia marcou a história do sindicalismo alagoano.

Na obra, há depoimentos de personalidades políticas e de sindicalistas, que mostram a importância da luta do Sindpol para Alagoas e o Brasil. As entrevistas para o livro ocorreram em 2019. Por conta da pandemia, o livro não pôde ser lançado em 2020. Nesse período, dois dos entrevistados faleceram: o delegado Manoel Wanderley e o sindicalista Izac Jacson Ferreira.

O livro foi escrito pela jornalista Regina Aurora de Carvalho sob a orientação dos dirigentes do Sindpol Ricardo Nazário, Carlos José, Edeilto Gomes e da jornalista Josiane Calado.

 

Compartilhe essa notícia

Comentários

Faça agora seu Recadastramento
e fique informado

© Copyright 2001 - 2022 | SINDICATO DOS POLICIAIS CIVIS DE ALAGOAS