Assembleia define mobilização e atuação do Sindpol no Congresso da Cobrapol

Por Imprensa (quinta-feira, 23/05/2013)
Atualizado em 23 de maio de 2013

O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) realizou uma assembleia geral com café da manhã, no dia 23 de maio, para tratar da mobilização do Movimento Unificado dos Servidores Públicos pelo reajuste geral de 15%, referente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA de 2012 mais ganho real e da ratificação dos representantes para a Confederação Brasileira dos Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol).

Congresso

Os policiais civis ratificaram a aprovação dos dirigentes do Sindpol Josimar Melo, Edeilto Gomes e  Bartolomeu Rodrigues como os representantes da categoria no Congresso da Cobrapol. Também foi a proposta de mudança estatutária para que a base volte a participar dos congressos, já que a regra de cada grupo de 500 filiados por entidade sindical, que dava o direito à escolha de um delegado de base, foi retirada do estatuto da Cobrapol.

Na assembleia, os policiais civis também aprovaram que os representantes da categoria, no Congresso da Cobrapol, defendam o Projeto de Emenda Constitucional (PEC) 24/2012 para criação de um fundo, a qual garanta recursos para a Segurança Pública dos Estados com algumas mudanças e que sejam contrário à PEC 37/2011, que retira o poder de investigação do Ministério Público.

Negociação

O presidente do Sindpol, Josimar Melo, informou que o Movimento Unificado dos Servidores Públicos Estaduais já entregou a pauta de reivindicações ao secretário de Gestão Pública, Alexandre Lages, no dia 21 de maio, e aguarda resposta do governo sobre o percentual de 15% até o dia 29 de maio.

O sindicalista também convocou a categoria a participar da passeata, denominada de Velaço, que será realizada a partir das 19 horas, nesta quinta-feira (23), na orla da Pajuçara, contra a violência em Alagoas.

O presidente da Associação dos Praças da Polícia Militar de Alagoas (Apra), Wagner Simas, também participou da assembleia e informou que não sabia que as associações dos policiais militares haviam cancelado o ato público em frente ao Palácio. Ele disse que houve uma reunião com o governador com as associações dos Oficiais da Ativa da PM e do CBM, major Fragoso; dos Sargentos da Ativa da PM e do CBM, sargento Teobaldo; dos Praças da Reserva, subtenente Pantaleão; dos Praças do CBM, sargento Ramalho; dos Cabos e Soldados da PM e do CBM, cabo Soares, além dele. Para Simas, não houve avanço para os militares suspenderem a mobilização.

O dirigente ressaltou apenas que o governador prometeu fazer o realinhamento salarial ainda este ano e apoiar as entidades na aprovação da Lei de Promoção e do Código de Ética, que tramita na Assembleia Legislativa Estadual.

O dirigente disse que irá manter a mobilização e participará da passeata hoje.