Campanha Agosto Lilás promove criação de Grupo de Trabalho de Mulheres pelo Sindpol

Por Imprensa (quarta-feira, 6/09/2023)
Atualizado em 6 de setembro de 2023

O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) realizou um almoço de encerramento da campanha do Agosto Lilás, na última quinta-feira (30), no Restaurante Potiguar, em Maceió, que lançou o Grupo de Trabalho de Mulheres para acompanhar as demandas das policiais civis.

O almoço contou com a participação de mulheres policiais civis, que trabalham na Capital, as quais puderam tirar dúvidas sobre as campanhas do Agosto Lilás e da valorização do piso salarial. No evento, os dirigentes do Sindpol anunciaram a criação do Grupo de Trabalho de Mulheres Policiais Civis para tratar dos problemas enfrentados por elas nos locais de trabalho, bem como promover o acolhimento, objetivando que o Sindicato seja o porta-voz das demandas das mulheres junto aos gestores públicos.

A diretora de Planejamento do Sindpol, Silvia Almeida, destacou que a campanha Agosto Lilás foi voltada à prevenção e ao acolhimento da mulher policial civil, vítima de violência doméstica. Ela destacou que, no 3º Encontro de Mulheres da América Latina e Caribe, foram feitos relatos de várias mulheres do Brasil e de outros países que mostraram que a problemática da mulher é uma só, independente da categoria. “A violência não segue a categoria, segue o gênero”, destacou.

Da mesma forma ressaltou Else Freire, vice-diretora de Comunicação do Sindpol, que alertou os colegas das delegacias para acolherem as colegas policiais, vítimas de violência doméstica, contra um possível agressor que está dentro da casa dela. “A mulher policial, que está passando por esse tipo de situação, e não consegue verbalizar, sofre com a violência doméstica”, advertiu, informando que o Sindpol também está aberto para esse acolhimento.

Tratando das campanhas, o presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, destacou que as policiais civis sofrem algum tipo de agressão, dentro da instituição, ressaltando que é um assunto sensível. Ele lembrou que teve que responder processo na Corregedoria por denunciar assédio na Polícia Civil.

Voltando à mobilização, Ricardo Nazário disse que o foco é o aumento do piso salarial, e que a categoria aguarde a convocação do Sindpol para as atividades.

As mulheres policiais civis parabenizaram a iniciativa do Sindpol com a campanha Agosto Lilás de conscientização da categoria. A policial civil Kátia Lins disse que as policiais sofrem violência na instituição, mas não se identificam como vítimas, e quando dão conta, sofrem mais.

A policial Rejane Galvão aplaudiu a iniciativa de criação do Grupo de Trabalho de Mulheres, destacando que está gratificada, emocionada e empolgada por estar havendo essa preocupação com as questões do combate à violência dentro da instituição, buscando cuidar das mulheres.

Já a policial civil Adriana Braga disse que é importante defender a mulher, a dignidade da mulher, contra a violência na instituição. “Podemos fazer mais, atendendo bem, fazendo as medidas protetivas e a rede de apoio para as mulheres”.

Chamando a atenção da condição da mulher que sofre violência, a policial Ione Soares, destacou que muitas mulheres sofrem no lar, vão para o trabalho e ninguém sabe o que passam com ela. “A mulher precisa ter o apoio, tanto na nossa instituição como fora dela”.

Para a policial Malba Inês, todas as mulheres devem se engajar na luta contra a violência, o preconceito e o racismo. “Tudo isso engloba o desrespeito à mulher”, revelou, ressaltando a importância do Sindpol continuar com a campanha todos os anos.