Campanha de Vacinação contra a Influenza acontece até o dia 31 de maio

Por Imprensa (sexta-feira, 14/04/2023)
Atualizado em 14 de abril de 2023

Alagoas iniciou a Campanha de Imunização contra a Influenza nos postos de vacinação dos 102 municípios do Estado. Os policiais civis poderão se vacinar contra a influenza, que é uma infecção viral aguda, a qual afeta o sistema respiratório e pode levar a internação e, inclusive, ao óbito.

A vacinação acontece até o dia 31 de maio e tem como objetivo imunizar pelo menos 90% do grupo prioritário, conforme determinação do Programa Nacional de Imunização (PNI), órgão vinculado ao Ministério da Saúde (MS). A vacina deste ano é composta por duas cepas do vírus influenza A (H1N1 e H3N2) e por uma cepa do tipo B (linhagem Victoria). O imunizante é atualizado a cada ano com as cepas mais circulantes no mundo – por isso a necessidade de a vacina ser tomada anualmente.

Além dos policiais civis, profissionais das Forças de Segurança e salvamento, devem ser vacinados os idosos a partir dos 60 anos, os trabalhadores da saúde, as crianças maiores de seis meses a menores de seis anos, as gestantes, puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, os trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, das Forças Armadas, funcionários do Sistema Prisional, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Com informações da Secretaria de Estado de Saúde e do Ministério da Saúde.