Campanha salarial:  Sindpol e entidades militares farão orientações para PMs e PCs

Por Imprensa (sexta-feira, 7/02/2020)
Atualizado em 7 de fevereiro de 2020

O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) e Associações dos Policiais Militares definirão orientações durante as paralisações dos policiais civis. A decisão foi definida na reunião com os dirigentes do Sindpol e as lideranças dos Policiais Militares e do Corpo de Bombeiros de Alagoas, na quinta-feira (06), na sede da Associação dos Oficiais Militares de Alagoas (Assomal).

O encontro foi solicitado pelo Sindpol com o objetivo de aproximar as entidades representativas de polícias e contar com o apoio da categoria militar na luta pela valorização dos agentes e escrivães.

O presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, externou a preocupação com possíveis paralisações dos policiais civis, ressaltando a importância da compreensão dos policiais militares nesse momento de luta para evitar a animosidade.

Ricardo Nazário esclarece que a nova gestão do Sindpol prega a aproximação do Sindicato com as outras entidades. “O intuito é fomentar a aproximação com as entidades para traçar estratégias que ajudem nas mobilizações dos militares como também dos policiais civis, que estão lutando pela valorização. O diálogo com os militares é importante no sentido de buscar a compreensão da nossa luta”, disse.

“Vamos traçar metas, estratégias e momentos de urbanidade para aparar as arestas e quebrar esse paradigma, buscando promover realmente a integração das polícias Civil e Militar, indo mais além também com a Polícia Penal, Peritos Criminais e servidores do Detran. A união vai fortalecer os profissionais de segurança pública”.

Todos os representantes das Associações dos Militares demonstraram compreender que a luta é justa, mas que precisam orientar os policiais com as ocorrências na delegacia.

Respondendo a dúvida na paralisação dos agentes e escrivães, o presidente do Sindpol informa que os delegados de Polícia estão trabalhando. “As ocorrências devem ser direcionadas aos delegados que devem fazer o procedimento”, revela.

O presidente do Sindpol destaca que a reunião é muito importante para fortalecer as categorias. “Todos os representantes reconheceram a luta justa dos policiais civis”, disse.

O 1º secretário do Sindpol, Bartolomeu Rodrigues, relatou a luta da Cobrapol pela implantação da carreira única, ciclo completo de polícia mitigado e a unificação das polícias Civil e Militar com a finalidade de fortalecer a segurança pública, relatando modelos internacionais que deram certo nos Estados Unidos, Chile e Portugal, entre outros países. “Isso é uma bandeira que integra as forças de segurança nos estados”.

O sindicalista propôs um grupo de estudo entre as categorias para que a ideia que está em discussão no cenário nacional possa avançar a nível estadual, torna-se política de governo”.

A próxima reunião foi agendada para quarta-feira (12), às 10 horas, na Associação de Cabos e Soldados de Alagoas (ACS).

Participaram da reunião, além do Sindpol, a Associação das Praças de Alagoas  – Aspra, Associação dos Oficiais Militares de Alagoas  – Assomal, Associação dos Subtenentes e Sargentos Militares de Alagoas – Assmal, Associação de Cabos e Soldados de Alagoas – ACS, Associação dos Coronéis do Estado de Alagoas – Ascel-AL, Associação dos Oficiais da Reserva e Reformados da Polícia e Corpo de Bombeiros Militares – Assorpobom, Caixa Beneficente dos Servidores Militares de Alagoas, entre outras.