Campanha Setembro: Sindpol reforça os cuidados com a saúde mental na prevenção ao suicídio

Por Imprensa (quinta-feira, 12/09/2024)
Atualizado em 12 de setembro de 2024

O mês de setembro é dedicado à campanha Setembro Amarelo, de conscientização a prevenção ao suicídio. Preocupado com os policiais civis, o Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) publicar a cartilha digital Setembro Amarelo: Você não está sozinho.

A cartilha contém dados que orientam os policiais civis sobre os tipos de adoecimentos, a fragilidade dos policiais civis, que muitas vezes, são estigmatizados pela instituição policial de que ele deve ser um indivíduo preparado para solucionar o problema do outro, ser extremamente forte, másculo, insuscetível de sentir dor ou fraqueza, o que desencadeia a Síndrome do Ethos do Guerreiro, que é considerada um dos fatores que levam o policial civil a cometer suicídio. Nessa situação, o policial não consegue exteriorizar suas vulnerabilidades, frustrações, medos e angústias. Além disso, há o estresse pela sobrecarga de trabalho devido à carência de efetivo da instituição.

Os dados do 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2024 mostram que 110 policiais militares e civis cometeram o suicídio. Destes, oito são policiais civis. Estatisticamente, policiais cometem até cinco vezes mais suicídio que a população em geral. Na Polícia Civil de Alagoas, houve registro de um caso, mas mortes por acidentes automobilísticos e incêndios em residências podem indicar possíveis casos não confirmados.

Para orientação, o Sindpol sugere o Centro de Valorização da Vida (CVV) pelo telefone 188 que faz atendimento 24 horas, além do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), lista disponível em: http://cidadao.saude.al.gov.br/unidades/caps/ e Emergência: SAMU – 192.

Arquivos para download (clique na imagem abaixo para abrir o arquivo)

Clique para fazer download

cartilha setembro amarelo 2024