Chefes de operações e cartórios buscam valorização em reunião do Sindpol com DG

Por Imprensa (quarta-feira, 26/07/2023)
Atualizado em 26 de julho de 2023

Insatisfeitos com a publicação da Lei Delegada, que não reajustou o valor das gratificações dos chefes de operações e cartórios da Polícia Civil, dirigentes do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas – Sindpol e uma comissão de chefes de cartório e expediente reuniram-se com o Delegado Geral, Gustavo Xavier, em busca de soluções para valorizar os profissionais.

O presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, iniciou a reunião destacando as importantes funções desempenhadas pelos chefes de operações e cartórios, que exercem suas atribuições diariamente, informando que há oito anos eles não recebem reajuste real. O dirigente destacou que o Sindicato defende a correção remuneratória como uma forma de valorizar e reconhecer o serviço prestado por esses profissionais.

O vice-presidente do Sindpol, Jânio Barbosa, ressaltou a grande responsabilidade assumida pelos chefes de operações e cartórios nas delegacias, sendo cobrados por atividades de investigação, supervisão, organização de trabalhos e outras demandas essenciais para o bom funcionamento da Polícia Civil.

O Delegado Geral explicou que algumas informações circuladas sobre a Lei Delegada são inverídicas e esclareceu que foi sugerido um projeto com orçamento em torno de 900 mil reais, incluindo um incremento de quase 400 mil reais para as demandas da Polícia Civil e o reajuste das chefias. No entanto, ele informou que o orçamento não foi aprovado, mantendo-se o mesmo valor anterior de cerca de 500 mil reais.

De acordo com o delegado, diante dessa situação, foram realizadas adequações internas, impossibilitando o reajuste das gratificações para as chefias.

Durante a reunião, também foi abordada a questão da verba de alimentação e do Serviço Voluntário Policial (SVP). Além disso, foi entregue um ofício do Sindpol, solicitando apoio do Delegado Geral para o reajuste do piso salarial da Polícia Civil de Alagoas, que atualmente é o segundo pior do Brasil.

O Delegado Geral expressou apoio à luta pela valorização salarial da categoria. O presidente do Sindpol avaliou a reunião como positiva.

“Demostramos a insatisfação dos chefes e tratamos de pautas específicas da categoria. Agora que concluímos a questão do IPCA, o Sindicato está totalmente focado nas pautas de reivindicações dos policiais civis, e em primeiro lugar está o reajuste do piso salarial”, destacou.