Com a mobilização das entidades, o governador garante IPCA para 2024. Movimento Unificado busca reajuste este ano

Por Imprensa (quinta-feira, 1/06/2023)
Atualizado em 1 de junho de 2023

Com a forte mobilização do Movimento Unificado dos Servidores Civis e Militares, o governador Paulo Dantas recebeu as lideranças dos servidores públicos nesta quinta-feira (01), no Palácio República dos Palmares.

Na reunião, a proposta de reajuste salarial de 0% foi rejeitada pelo Movimento Unificado na mesa de negociação. O governador Paulo Dantas disse que o Comitê de Negociação Sindical do Estado de Alagoas – Cones/AL informou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA poderia ser concedido entre abril ou maio do próximo ano, devido às finanças do Estado.

Novamente, as lideranças sindicais e associações militares recusaram essa proposta. Com o impasse, o governador disse que o Governo estava aberto para abrir os números da receita do Estado, tendo em vista que, na última reunião, a Sefaz apenas apresentou despesas com o pessoal. Uma nova reunião com o Cones e o Movimento Unificado foi marcada para segunda-feira (12), na sede da Seplag, às 10 horas.

O presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol), Ricardo Nazário, informa que o objetivo do Movimento Unificado é analisar os números do governo para encontrar alternativa de implantação do IPCA neste ano.

“A união das entidades sindicais, a CUT e associações militares estão fazendo com que o Governo escute todos os servidores por melhoria e não fique somente na luta pelo IPCA, mas por uma agenda com as entidades para tratar dos pleitos específicos de cada categoria” defende Ricardo Nazário.

Após a reunião com o governador, o Sindpol, as entidades sindicais, associações dos militares e a CUT foram ao ato público, em frente ao Palácio, para passar informações aos servidores.

Foi destacado que o movimento unificado cresceu com a unidade das entidades dos servidores públicos e as entidades dos policiais militares, ressaltando também a atuação do presidente do Sindpol nessa união. A presidente da CUT, Rilda Alves, defendeu a importância do estado de mobilização nesse momento para que os servidores públicos conquistem o IPCA deste ano.

O Movimento Unificado voltará a se reunir na sede da Assomal, às 10 horas, nesta sexta-feira (02) para traçar as próximas ações de mobilização.