Comitê colhe assinaturas pela revogação das OSs que privatizam a Saúde

Por Imprensa (terça-feira, 28/05/2013)
Atualizado em 28 de maio de 2013

O Comitê Alagoas realizou ato público de recolhimento de assinaturas pela revogação da Lei 9.637/1998  que criou as Organizações Sociais (OSs). A manifestação aconteceu frente à Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), na manhã desta terça-feira (28).

O vice-presidente do Sindpol, Edeilto Gomes, participou do ato público para manifestar o apoio à mobilização contra a privatização dos serviços públicos. O sindicalista destacou que as OSs são formas de privatização disfarçada que possibilita o desvio dos recursos públicos. “Não podemos aceitar que os serviços públicos sejam destruídos nem restringido à população carente”, disse, informando que, em Alagoas, o Hospital  de Santana do Ipanema é gerenciado por uma OS.

Jadson Melo, um dos coordenadores do Comitê, chamou a comunidade acadêmica para participar da luta contra a privatização da Saúde. Técnicos, professores e estudantes assinatura o abaixo-assinado pela revogação da lei das OSs.

“A Lei das Organizações Sociais foi criada no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso para permitir a terceirização e a privatização dos serviços públicos. Uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) que pede a revogação da lei das OSs ainda não foi julgada pelo Supremo Tribunal Federal.

O Comitê Alagoas é formado por várias entidades, como a CUT, o Sindpol, Sindfunesa,  Sindsuncisal, Sindicato dos Trabalhadores do Nível Médio da Saúde , entre outras.