Como planejar suas contas

Por Imprensa (segunda-feira, 17/01/2011)
Atualizado em 17 de janeiro de 2011

Algumas medidas podem esticar o seu salário e até sobrar um pouco para poupar ou investir

Um planejamento com uma idéia do que vai precisar gastar no próximo mês, pode ser uma saída para evitar excessos desnecessários e não gastar mais do que seu orçamento.

Que tipo de renda você tem? Salário mensal, aposentadoria? Comissionado? Vive de renda com imóveis alugados? Tanto faz qual seja a origem do seu dinheiro. O importante é administrá-lo e com isso aumentar o seu valor de compra.

Aqui, imaginamos uma pessoa que recebe R$ 4.000,00 (líquido).

Contas

48,40

312,12

213,66

Neste gráfico de planejamento, os gastos foram além do previsto. Por isso é ideal, sempre projetar uma despesa maior para se ter uma folga no orçamento, e se preparar para os imprevistos.

Mesmo não tendo acabado com o total dos R$ 4.000,00, o gasto dentro do mês de R$ 3.969,66 é limite. Qualquer despesa extra, teria que ser feita no cartão de crédito e seria fora do dinheiro ganho, o que se for repetido nos meses seguintes, pode gerar um déficit muito grande. Veja que o que sobrou foram R$ 30,34.

Observe que não houve despesas com manutenção da casa nem IPTU. Mas, outras foram muito acima do previsto, anulando as economias como nos itens água, farmácia e cartão de crédito.

Dentro do gasto previsto, houve uma superação de R$ 213,66. Isso acontece. Mas, para evitar sustos tente economizar em contas que são mais fáceis de serem controladas, como feira. Você pode optar por frutas e vegetais da época, sempre mais em conta.

O interessante de fazer uma planilha de gastos é que sabemos exatamente onde estamos gastando e onde podemos rever despesas. Este é um exemplo que você pode aproveitar para se organizar e ter uma previsão de seus gastos.

O ideal é usar uma tabela no Excel, que vai calculando seus créditos e débitos diariamente ou à medida que você efetuar seus pagamentos assim saberá se irá sobrar ou faltar até o final do mês e poderá ir se adequando para não passar apertos e quem sabe ainda ter uma boa surpresa, com um crédito no final.

Temos uma tabela como essa em Excel, que você pode copiar e utilizar para se organizar. Clique aqui para baixar a planilha de Planejamento de Contas.

Imagine gastar os R$ 1.000,00 previsto, de supermercado dentro do mês. Procure por ofertas, compre só o que necessita e tente evitar ultrapassar esse limite.

Vá acostumando a fazer isso com os gastos que não são fixos. Os fixos algumas vezes, se forem pagos antes da data de vencimento, tem desconto. Tente pagá-los antes.

O cartão de crédito é um grande vilão. Ele tem duas caras. Uma de bonzinho, quando você quer comprar um determinado objeto e ele está lá, ao seu dispor, para atender aos seus desejos. Outra, no dia do vencimento, quando se transforma em vilão, cobrando o que parecia ser tão fácil de ser pago e que agora parece muito oneroso.

Tome muito cuidado com ele. Apesar de ser muito útil, você deve saber utilizá-lo. Aprenda a resistir às compras. Quando encontrar alguma coisa que quer comprar e acha que é por impulso, saia da loja, dê uma volta de no mínimo quinze minutos. Se continuar em seu pensamento reconsidere e compre. Senão, esqueça. Ou se puder, vá para casa e volte num outro dia, se a vontade de possuir aquele objeto não passar.

As contas que independem de nossos desejos são mais fáceis de serem contornadas. Água e luz, por exemplo, adote medidas para economizar. O planeta também agradece.

Lazer é importante, mas descubra, em sua cidade, os programas que você e sua família podem fazer de graça. Existem muitos. Seja criativa. Com a economia que você fizer poderá realizar um sonho que parece tão distante.

Se você souber quanto quer economizar dentro do ano, fica mais fácil estipular uma quantia para reservar todo mês e poupá-la. Veja um exemplo:

Quero economizar durante o ano R$ 1.000,00. Você vai precisar separar do seu salário R$ 84,00 todo mês. Faça isso como uma obrigação e no final do ano essa economia valerá a pena. Não se esqueça de ir aplicando, para que ela esteja corrigida no fim dos doze meses. Você sabe a diferença de poupar e investir?

Podemos fazer muito mais, quando nos programamos e projetamos o que queremos.

Com objetivo e controle, atingimos nossas metas.

Por Equipe Bebel