Congresso aprova atuação dos sindicatos pela aprovação da Lei Orgânica das Polícias no Senado

Por Imprensa (segunda-feira, 25/09/2023)
Atualizado em 25 de setembro de 2023

O XXIV Congresso Nacional da Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol), realizado nos dias 13 a 15 de setembro, no Paraná, aprovou ações de mobilização nacional, como a luta pela aprovação do Senado da Lei Orgânica das Polícias, além de debaterem a modernização da polícia, sistema de inteligência, flagrante virtual e fortalecimento dos policiais civis através da disputa eleitoral.

O presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, informa que todos os sindicatos devem trabalhar junto aos seus senadores para garantir a aprovação da Lei Orgânica das Polícias Civis. No Congresso, o deputado federal Fábio Costa, relator do PL na Câmara dos Deputados, foi homenageado por manter no texto os avanços para os policiais civis.

O dirigente sindical destacou as dificuldades da Cobrapol, pois os agentes e escrivães não possuem representantes no Congresso Nacional, o que torna mais difícil fazer com que os deputados e senadores abracem a causa da categoria.

O presidente da Cobrapol, Adriano Bandeira, defendeu ter policiais civis no processo eleitoral. O dirigente esclareceu que tudo que for de modificação de lei ou de direito tem que passar pelos deputados e senadores. “A categoria tem que entender que não dá mais para ficar de fora das discussões políticas. Por isso, é importante ter policiais civis nas disputas políticas eleitorais de 2024 e 2026”, referindo-se ao projeto de planejamento da Cobrapol, objetivando que a categoria saia desse cenário de não ter nenhum representante, vestindo a camisa dos Sindicatos.

E pela primeira vez, uma dirigente do Sindpol – vice-diretora de Comunicação, Else Freire, proferiu uma palestra na Cobrapol, com a temática ‘Silenciamentos e (In)visibilidades interseccionadas’. “Apresentei uma pequena parte da minha dissertação de mestrado. Isso vai no sentido de que as entidades sindicais estejam atentas às demandas das mulheres policiais, trazendo à tona as questões prementes que merecem atenção sindical como casos de assédio, saúde mental e as perdas com a reforma da Previdência. O Congresso da Cobrapol foi um marco importante na conscientização sobre as questões enfrentadas pelas mulheres policiais e servirá como um catalisador para futuras ações e mudanças positivas”, disse a sindicalista.

Else Freire também foi convidada pelo presidente da Cobrapol, Adriano Bandeira, para compor a comissão de organização do Congresso da Cobrapol específico para mulheres policiais civis.