Congresso Internacional fortalece a luta das mulheres policiais pela valorização

Por Imprensa (sexta-feira, 5/04/2024)
Atualizado em 5 de abril de 2024

O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) se empenha em promover a valorização e o empoderamento das mulheres policiais civis, assim como a capacitação das dirigentes sindicais. Quatro diretoras do Sindpol participaram do II Congresso Internacional das Mulheres Policiais, realizado nos dias 20, 21 e 22 de março, em Brasília, que teve como temática “A saúde integral na atuação e valorização da mulher policial”. O evento internacional, organizado pelo Movimento das Mulheres Policiais do Brasil, reuniu mulheres da Segurança Pública de todas as regiões do Brasil e também de países da América Latina.

O propósito do encontro foi fomentar discussões produtivas, apontar estratégias e dar visibilidade às mulheres policiais diante dos desafios profissionais, visando a criação de políticas públicas para valorização. Representando o Sindpol, estiveram presentes as dirigentes Selma Leopoldo, Else Freire, Priscilla Braz e Silvia Almeida. Pela Polícia Civil de Alagoas, também esteve presente Kátia Maria Vieira Lins.

Selma Leopoldo, 2ª vice-presidente do Sindpol, enfatizou a riqueza de conhecimento adquirida ao participar do II Congresso Internacional das Mulheres Policiais, citando as palestras proferidas pelo juiz Ben Hur e do promotor de justiça Antônio Henrique. “O Encontro ofereceu palestras, workshops e atividades culturais, abordando diversos temas relevantes para as mulheres policiais, como interseccionalidade, relações de gênero e segurança pública, direitos humanos, feminismo, combate ao assédio e saúde mental no trabalho”, destacou.

Priscilla Braz, 2ª Secretária do Sindpol, ressaltou que o II Congresso Internacional foi extremamente proveitoso, com debates sobre questões importantes para as mulheres policiais, incluindo a violência contra a mulher, assédio, saúde mental e equidade de direitos. Ela destacou a importância da interação profissional e do fortalecimento na superação das barreiras impostas pela sociedade machista. “Levamos nossa voz para tentar corrigir as distorções presentes e construir alternativas para um futuro mais justo e igualitário”, defendeu.

Else Freire, vice-diretora de Comunicação do Sindpol, foi uma das palestrantes do evento, abordando a temática dos Direitos Humanos e Interseccionalidade, Silenciamento e Invisibilização da Mulher nas Forças Policiais. Ela informou que ficou definida a realização de outro evento para o mês de outubro, mês de combate à violência contra a mulher, com temáticas específicas para as mulheres policiais de cada região do país.

A dirigente informou que foi decidido no Encontro a criação de núcleos em cada região do Brasil, com o intuito de propor políticas públicas para as mulheres policiais, como o acolhimento às mulheres vítimas de violência e a criação de um canal de comunicação para orientação de direitos e defesa contra todos os tipos de violência de gênero, incluindo os assédios moral e sexual.

Silvia Almeida, diretora de Planejamento do Sindpol, revelou que nesses eventos, a mulher policial se destaca como protagonista. “Elas discutem medidas mais eficazes para a categoria porque são propostas elaboradas pelas próprias policiais, que conhecem as dificuldades e vivenciam o dia a dia.”

O próximo encontro internacional está marcado para março de 2025. O evento contará com momentos de acolhimento, salas temáticas, palestras e exposições, abordando temas específicos para os debates.

O evento foi patrocinado pelo Ministério das Mulheres, pelo Tribunal de Contas da União em parceria com o Departamento de Psicologia Social e do Trabalho da Universidade de Brasília da Universidade Federal de Brasília.