Congresso Nacional da Cobrapol amplia debates sobre a luta dos policiais civis

Por Imprensa (segunda-feira, 3/06/2019)
Atualizado em 3 de junho de 2019

A diretoria do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) participou do 19° Congresso Nacional da Confederação Brasileira dos Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol), realizado no período de 28 a 30 de maio, que definiu as ações de mobilização para a garantia da aposentadoria especial dos policiais civis.

O Congresso fomentou importantes debates que ampliaram a definição de ações dos policiais civis de todo o País. Na palestra, sobre conjuntura de segurança pública, foi discutido que os gestores da Polícia Civil atrapalham a representação de policiais civis no processo eleitoral.

Enquanto isso, os policiais militares ampliam a representação no Congresso Nacional e podem prejudicar os direitos dos policiais civis, com a aprovação de novos projetos de leis.

O debate sobre o empoderamento político mostra que delegados, profissionais da PRF, PF e da PM possuem representação no Legislativo, mas os policiais civis não.

Reforma da Previdência

No Congresso, foi definido que, no período de 10 a 14 de junho, os estados enviarão representantes para fazer gestão aos parlamentares, em destaque, na Comissão Especial, que apresentará o relatório final até o dia 15 de junho.

Um dos focos da mobilização é a inclusão da emenda no relatório que garante a manutenção das regras atuais de integralidade, paridade das aposentadorias, além das regras diferenciadas para as mulheres policiais, inclusive regras de transição para os atuais servidores civis da Segurança Pública no mesmo patamar da proposta dos militares.

Os congressistas avaliaram a importância do ato público dos profissionais de segurança pública no dia 21 de maio, em Brasília, contra a reforma da Previdência, PEC 06/2019, que contou com a participação de 5 mil policiais civis, além de policiais rodoviários federais, policiais federais, guardas entre outros profissionais.

O presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, ressalta a importância da participação da diretoria nos Congressos e palestras para ampliar o conhecimento e trocar experiências e realidades dos policiais civis com os outros estados do Brasil.