Conseg mantém meta de 12 inquéritos/mês por delegado em AL

Por Imprensa (terça-feira, 18/06/2013)
Atualizado em 18 de junho de 2013

A Associação dos Delegados da Polícia Civil de Alagoas (Adepol) recorreu, mas o Conselho de Segurança de Alagoas (Conseg) manteve a quantidade de 12 inquéritos que devem ser concluídos mensalmente na meta estabelecida para os delegados estaduais. A medida teria incomodado a representação da categoria, que alega falta de estrutura e de pessoal para atender a determinação.

A manutenção da meta foi decidida na segunda-feira, dia 17, durante reunião do Conselho. O presidente do Conseg, juiz Maurício Brêda, destacou que discorda da redução no número de inquéritos a serem concluídos mensalmente e conseguiu aprovação da meta de 12 inquéritos/mês e classifica como razoável o número.

O magistrado destacou ainda que quem não atingir a meta terá que justificar o não cumprimento por escrito à Corregedoria da Polícia Civil.

A meta de conclusão dos inquéritos vem sendo discutida pelo Conseg desde o ano passado, quando foi constatado que cerca de 4 mil inquéritos policiais estariam parados nas distritais de Alagoas. Um mutirão foi realizado para resolver o problema.

Paralelo ao questionamento da Adepol, há delegacias que ultrapassam a meta estabelecida pelo Conseg. Segundo dados da Delegacia Geral de Polícia Civil de Alagoas, apenas no mês de abril deste ano a Delegacia Especial de Defesa dos Direitos da Mulher (DDM) 2 teria concluído 102 inquéritos, liderando um ranking entre os delegados. O segundo lugar teria ficado com a DDM 1, com 77 inquéritos concluídos.

Alagoas24horas