Corrida e Caminhada Sindpol promove Saúde e bem estar

Por Imprensa (segunda-feira, 28/07/2014)
Atualizado em 28 de julho de 2014

Evento esportivo mobilizou policiais civis e a população

O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) realizou no domingo (27), a primeira Corrida e Caminhada Sindpol em comemoração ao “17 de Julho”.  A concentração foi em frente à Praça Multieventos, na Pajuçara. Participaram do evento mais de 400 pessoas entre policiais civis e a população em geral.

A atividade esportiva foi considerada um sucesso e atingiu com louvor seus objetivos, promover o bem-estar e a saúde do policial civil e dos alagoanos e homenagear a data histórica, “17 de Julho de 1997”, quando o Estado de Alagoas estava um caos e os policiais civis unidos a militares e demais servidores públicos conseguiram tirar do poder, o então governador Divaldo Suruagy.

Integração do Sindpol com policiais e a sociedade

O diretor de Esporte do Sindpol, José Ederaldo destacou por ocasião da corrida que o evento fez uma justa homenagem a uma data histórica que é o 17 de Julho de 1997. “É um momento de integração do Sindpol e da sociedade, visando a saúde e o bem-estar. Com a realização desse evento, aprendemos mais, e já estamos engajados para realizar a caminhada e corrida todos os anos”, enfatizou o diretor.

Lauriceia Soares, policial civil participante da corrida, declarou que a realização do evento é muito importante para os colegas policiais civis que devem sair do sedentarismo e praticar atividades físicas. “Nossa profissão é muito estressante, e é com esse tipo de atividades, como a caminhada e a corrida, que combatemos o estresse, evitamos as doenças psicossomáticas, síndrome do pânico, diabetes e cardíacas”, finalizou.

Superação e homenagem

Josimar Melo, presidente do Sindpol-AL, foi enfático ao afirmar que o Sindicato dos Policiais Civis considera o “17 de Julho”, um acontecimento político e social importantíssimo para o Estado de Alagoas, um dia do “basta” ao massacre que o povo alagoano vinha sofrendo de um governo injusto e opressor em 1997. “Essa corrida representa uma superação física e o 17 de Julho foi uma superação social, foi a unidade dos trabalhadores em conjunto com os policiais civis, militares e a população. Hoje o Sindpol une um registro de memória às pessoas, homenageamos a data e unimos população e policiais civis nessa atividade esportiva”, destacou Melo.

A policial civil Sônia Souza afirmou que o Sindpol está de parabéns em promover “uma corrida maravilhosa”. A profissional de segurança acrescentou que: “O policial tem que participar de esporte, não se entregando às dificuldades e usando o álcool para fugir dos problemas. O evento é muito importante para a promoção da saúde dos policiais”, ressaltou.

O policial do Tigre, Robert, ressaltou a importância da corrida e caminhada, realizada pelo Sindpol, como uma atividade que aproxima os policiais civis e a sociedade, além de promover a saúde. Já Expedito Melo, também policial civil, viu no evento esportivo um momento oportuno onde o sindicato propõe a qualidade de vida e saúde dos policiais civis, bem como a prática da atividade física.

Premiação e medalhas

Para a Corrida, o percurso foi de 5 km. E para a caminhada foi de 2,5 km.  Receberam medalhas de participação todos os atletas que completaram o percurso. A premiação por faixa etária foi de R$ 100,00, dada aos primeiros colocados na modalidade 5 km categoria Sindpol masculino e feminino.

As categorias 5 km Geral, 5 km Sindpol masculino e feminino teve a seguinte premiação: 1º lugar: R$ 300,00 + troféu; 2º lugar: R$ 200,00 + troféu e 3º lugar: R$ 100,00 + troféu.

As três primeiras colocadas na modalidade caminhada feminino foram: Márcia Lima Salgueiro, Desiree Amaral de Castro e Maria Antonieta da Conceição. Na categoria Sindpol feminino, as três primeiras colocadas foram Maria Izabel Calado, Regina Celia de Melo e Niedja Rufino.

Na modalidade Sindpol masculino, ocuparam respectivamente, primeiro, segundo e terceiro lugar, Cristiano Lins Borges, Ednaldo Lima e Expedito Alves. A categoria caminhada masculino, teve Helder Henrique Rosas, Gilmar Tenório e José Francelino ocupando respectivamente o primeiro, segundo e terceiro lugar.

Faixa etária

Nas categorias por faixa etária masculino, ocupando respectivamente o primeiro, segundo e terceiro lugar, as colocações foram as seguintes:

20 a 30 anos – Rodrigo Alexandre Leal.

31 a 40 anos – Romildo Ribeiro, Eraldo Souza e Hallison Gonçalves.

41 a 50 anos – Cristenes Canuto, José Benício Santos e Austerligenes Souto.

51 a 60 anos – Rosivaldo de Araújo, Sydney Bonfim e Petrúcio Pereira.

61 acima – Jesualdo dos Santos Oliveira.

Nas categorias por faixa etária feminino, ocupando respectivamente o primeiro, segundo e terceiro lugar, as colocações foram as seguintes:

20 a 30 anos – Emanuela dos Santos Fernandes.

41 a 50 anos – Sonia de Souza, Maria da Conceição Honorato e Cristina Costa.

51 a 60 anos – Louricélia Soares.

Nas modalidades 5 km geral masculino e feminino conquistaram os primeiros, segundo e terceiro lugares, respectivamente: Paulo Machado, Cristóvão Balbino, José Júlio Nascimento e Vera Lucia Leite, Luciane Holanda e Soluzia Queiroz.