Carregando
(82) 3221.7608 | 3336.6427

Covid-19: Saiba onde procurar atendimento a partir dos primeiros sintomas gripais

Por Imprensa (segunda-feira, 8/06/2020)
Atualizado em 8 de junho de 2020

Os casos do novo coronavírus aumentam em Alagoas. É preciso agir o quanto antes para evitar que a doença se agrave. Ao sentir os sintomas, é importante procurar a orientação médica. Na maioria dos casos, a doença tem acometido de modo mais leve e, muitas vezes, sem sintomas. Em outros, ela se apresenta de forma mais agressiva.

Para quem tem plano de saúde, as operadoras disponibilizam de atendimento online. Dependendo da situação, é preciso ir ao hospital urgentemente. Para quem não possui plano de saúde, mas está com sintomas de moderados a graves, ou seja, com febre e falta de ar, deve procurar imediatamente as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Da UPA, o paciente é encaminhado para um dos hospitais para internamento, após criteriosa avaliação médica.

O Hospital da Mulher, o Hospital Metropolitano e o Hospital de Campanha são hospitais de referência e não realizam o primeiro atendimento ao cidadão.

Para onde ir se tem sintomas leves
No sistema público, para o atendimento de pacientes com sintomas leves como dores no corpo, dor de cabeça, diarreia, perda do olfato e do paladar, coriza, tosse e dor de garganta, as pessoas devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (conhecidas também como postos de saúde) ou uma das Centrais de Triagem, onde elas serão avaliadas e, conforme a avaliação médica, poderão ser testadas para Covid-19 e/ou será iniciado o protocolo de tratamento imediato.

Inicialmente, as pessoas podem se consultar por telefone ou WhatsApp para evitar uma ida desnecessária à unidade de saúde, onde estariam mais expostas ao vírus:

As pessoas com sintomas mais leves devem, inicialmente, optar pelo Alô Saúde, ligando para o 0800 082 0019 ou pelo Zap da Saúde, no número (82) 3315-1532 e deverão ser orientadas por um médico.

Caso precisem ir a alguma unidade de atendimento, essa deve ser uma Unidade Básica de Saúde (postos de saúde) ou as centrais de triagem, caso estejam sentindo qualquer sintoma que não seja falta de ar.

Com informações da Sesau-AL

Compartilhe essa notícia

Comentários

Faça agora seu Recadastramento
e fique informado

© Copyright 2001 - 2024 | SINDICATO DOS POLICIAIS CIVIS DE ALAGOAS