CUT/AL realiza Dia Nacional de Luta por Empregos e Direitos

Por Imprensa (segunda-feira, 26/01/2015)
Atualizado em 26 de janeiro de 2015

atoinss

A Central Única dos Trabalhadores realizou o Dia Nacional de Luta por Empregos e Direitos com ato público, na quarta-feira (28), em frente à Superintendência de Trabalho e Emprego (Calçadão do Comércio, próximo ao Bar do Chopp).

A manifestação foi apoiada pelo Sindpol. O presidente do sindicato, Josimar Melo, destacou que o ato público buscou exigir a garantia dos empregos, a manutenção e ampliação de direitos, reivindicando a revogação das Medidas Provisórias nºs 664 e 665 de 2014 do Governo Federal que retiram e dificultam o acesso da classe trabalhadora a direitos econômicos e sociais.

Anunciadas sem consulta ou discussão com o movimento sindical, as medidas prejudicam a os trabalhadores e servidores públicos. Ao dificultar o acesso ao seguro-desemprego com a exigência de 18 meses de trabalho nos 24 meses anteriores à demissão, a medida vai impedir o acesso dos empregados jovens ao benefício, pois se convive num país cuja rotatividade da mão de obra é intensa. Além disso, as novas exigências para a pensão por morte restringem o valor do benefício em até 50% para trabalhadores. Porém, não mexem nas pensões de alguns “privilegiados”.

Diante deste cenário, os trabalhadores se encontram ameaçados por demissões imotivadas, além da elevada rotatividade em diversos setores.

“Por isso, faz-se urgente nosso posicionamento frente ao Executivo, ao Congresso Nacional, Judiciário e a divulgação da pauta da classe trabalhadora a toda sociedade brasileira. Devemos também negociar nossa Pauta CUTista com os governos estaduais e municipais”, revela a presidente da CUT/AL, Amélia Fernandes.

Eixo Central: Em Defesa dos Direitos e Empregos.

*Em defesa da caixa econômica 100% pública;
*Em defesa da Petrobrás como empresa pública e brasileira;
*Em defesa da Reforma agrária e reforma política já!
*Pela valorização dos trabalhadores municipais;
*A água é um direito fundamental e dever do estado! Não à privatização da CASAL!