Delegacia de Girau do Ponciano volta a ficar superlotada de presos

Por Imprensa (quinta-feira, 25/04/2013)
Atualizado em 25 de abril de 2013

As celas da Delegacia de Girau do Ponciano, que estavam sendo reformadas, voltaram a ficar lotadas de presos em situação degradante que desrespeita dos direitos humanos.

O vice-presidente do Sindpol, Edeilto Gomes, já havia denunciado que a delegacia apresentava problemas estruturais e carência de efetivo, que não podia aceitar detentos no local. A entidade chegou procurar o juiz da cidade, Anderson Santos dos Passos, e o Promotor de Justiça.

Em documento, o sindicato relatou que o alojamento está com infiltrações. “Todas as paredes apresentam rachaduras e mofos. É comum aparecer ratos. Portas estão destruídas pelos cupins”.

A delegacia não disponibiliza de uma estrutura de segurança. O muro é baixo e poderá facilitar a fuga de presos. Em outra ocasião, já ocorreu à tentativa de resgate de presos. Além disso, o local é do lado de uma escola pública, onde crianças e adolescentes têm aulas todos os dias.

O pátio da delegacia está cheio de motos e carros velhos e amontoados, o que configura um evidente risco de proliferação de doenças como dengue e leptospirose.  A escala de plantão fixa apenas um policial por dia. No local, é constante a falta de água e de energia.