Delegacia de União dos Palmares deve ser interditada

Por Imprensa (sábado, 21/02/2015)
Atualizado em 21 de fevereiro de 2015

O delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira, determinou, por meio de portaria publicada no Diário Oficial do Estado de ontem, a interdição da Delegacia Regional de União dos Palmares, atendendo a uma ação civil pública ingressada pelo Ministério Púbico Estadual(MPE).

De acordo com denúncias oferecidas ao juiz da 3ª Vara Criminal do município, Antônio Wanderley Casado da Silva, a 11ª delegacia de polícia não atende às exigências de segurança na única cela disponível para receber detentos da região da Mata alagoana. Recentemente, a regional foi alvo de uma ampla reforma, numa iniciativa dos membros da Câmara de Dirigentes Lojistas da cidade, que rebocou a sede, pintou o prédio e renovou toda a rede elétrica e hidráulica, menos do único xadrez, que continuou sendo um local inóspito.

Na decisão do magistrado, caso a delegacia continuasse recebendo presos depois de interdita, pagaria uma multa diária de R$ 10.000. No entanto, os presos continuam chegando. Recentemente, agentes da Polícia Civil abortaram um plano de fuga de 16 detentos que estavam reclusos na única cela da delegacia.

Eles cavaram um buraco de dois metros, no local do aparelho sanitário, por onde pretendiam fugir. À época, o delegado plantonista Igor Diego conseguiu transferir os presos para a Delegacia Municipal de Murici, onde continuam detidos.

Dois dias depois, presos voltaram a chegar e tiveram que permanecer no corredor da regional. Chega a 10, o número de presos na regional. Gazetaweb.com tentou ouvir o delegado-geral, Paulo Cerqueira. mas não conseguiu.

IVAN NUNES – Gazetaweb