Delegado Geral informa ao Sindpol que presos sairão das delegacias a partir do dia 2

Por Imprensa (terça-feira, 26/11/2013)
Atualizado em 26 de novembro de 2013

Em reunião com o Sindpol, o Delegado Geral, Paulo Cerqueira, disse que irá retirar os presos das delegacias a partir da próxima segunda-feira (02/11). O encontro aconteceu na segunda-feira (25), na Delegacia Geral. O presidente do Sindpol, Josimar Melo, também solicitou a implantação do ticket alimentação, a elucidação do assassinato do policial José Santos de Oliveira e a revogação da portaria DGPC/GD nº 3436-2013, que determina a custódia de presos aos policiais civis do 1º DP, do 3º DP, do 22º DP, da Decotap e Acidentes.

O Delegado Geral revelou que a portaria foi uma solicitação da Diretoria Metropolitana, dizendo que irá revogá-la assim que os presos forem transferidos para o novo presídio em Girau do Ponciano, no agreste alagoano.

O sindicato chegou a declarar que irá retirada as grades das delegacias. O delegado disse que após a retirada dos presos, era necessário uma cela para a contenção de detentos.

Divulgação do CPF dos policiais
O Sindpol também solicitou que nas publicações da Polícia Civil, no Diário Oficial, não fosse divulgado o número do CPF dos policiais civis, citando com alternativa o número da Identidade Policial ou da matrícula. A preocupação do sindicato é com a segurança do policial, evitando que o CPF do policial seja utilizado por terceiros para crimes financeiras. O Delegado Geral se comprometeu a discutir o procedimento à Secretaria de Gestão Pública (Segesp).

Ticket alimentação
O sindicato também cobrou a implantação do ticket alimentação. O Delegado Geral informou que o processo se encontrava no Tribunal de Contas após questionamento de uma empresa que participou da licitação. Ele irá entrar em conta com o órgão para dar celeridade ao processo.

Assassinato do policial José Santos
O Sindpol cobrou a elucidação do assassinato do policial civil José Santos de Oliveira que foi morto com um tiro na cabeça e, em seguida, queimado dentro de seu veículo, em Igaci. O delegado Paulo Cerqueira disse que irá se reunir com a Comissão de delegados, responsável pelo inquérito, e dará retorno ao sindicato nesta quarta-feira (27).

Reunião com diretor metropolitano
O Sindpol também se reuniu com o diretor de Polícia Judiciária Metropolitana, delegado Carlos Alberto Reis, para tratar da retirada dos preso nas delegacias. O delegado informou que havia feito um cronograma para a transferência dos presos da Casa de Custódia, da Central de Flagrantes, das delegacias do interior, como Penedo, nos dias 23, 25 e 29 deste mês, mas que a empresa,  qual administra o novo presídio, remarcou para o dia 2 de dezembro.

O diretor Metropolitano reconheceu que as condições da Central de Flagrantes são desumanas, a qual possui estrutura física imprópria para abrigar tantos presos. Disse também que na Casa de Custódia, que era para funcionar como prisão provisória, havia preso com um ano no local.

Ele informou também que será construída uma nova Casa de Custódia em Maceió com material da Polícia Civil. A gerencia do local será de responsabilidade do sistema prisional e dos agentes penitenciários.