Carregando
(82) 3221.7608 | 3336.6427

Dia do Homem: qual a importância dessa data?

Por Imprensa (terça-feira, 15/07/2014)
Atualizado em 15 de julho de 2014

O Dia Nacional do Homem é, na verdade, o Dia Nacional da Saúde do Homem, que é comemorado no dia 15 de julho. Uma data escolhida para lembrar ao homem que ele não é invencível e que precisa cuidar da saúde assim como as mulheres. Ir ao médico não é coisa de homem fraco, mas de homem consciente.

Parece um absurdo precisar ter um dia para conscientizar homens sobre isso, mas nossa cultura reforça diversos preconceitos que vêm minando a saúde masculina. O câncer de pênis, por exemplo, atinge 1 a cada 600 homens (um número bastante alto) e é causado por falta de higiene e relações sexuais sem camisinha. Mas por que é que os homens não se cuidam?

Machismo! O homem é ensinado que ir ao médico é frescura. Higiene é frescura. Cuidar da saúde é frescura. E ele não quer ser fresco, ele quer ser macho. Ser fresco é coisa de gay e isso é ruim e errado. Ao aceitar o que é imposto aos homens pela sociedade, ele deixa de cuidar de si mesmo e de ser quem ele gostaria de ser. Homem não pode chorar, não pode negar sexo, não pode se sentir vitimizado. Para quem isso é bom? Não é bom para os homens, nem para as mulheres ou para as famílias. Apenas não faz sentido.

O Dia do Homem não é uma data como o Dia Internacional da Mulher, que pede respeito ao gênero. A data masculina é um dia para se pedir liberdade, para que os homens soltem suas amarra ao machismo e passem a se ver como indivíduos  com direitos e deveres.

Por Carol Patrocínio | Preliminares

Compartilhe essa notícia

WhatsApp

Comentários

Faça agora seu Recadastramento
e fique informado

© Copyright 2001 - 2021 | SINDICATO DOS POLICIAIS CIVIS DE ALAGOAS