Direção Geral é campeã da Copa Amélia Dantas. Veja a retrospectiva

Por Imprensa (terça-feira, 17/12/2013)
Atualizado em 17 de dezembro de 2013

Jogo emocionante com direito à narração de futebol

A equipe da Direção Geral venceu por 2 a 1 o Sindpol na final da Copa de Futebol Amélia Dantas, consagrando-se bicampeã. O evento esportivo ocorreu, no dia 14 de dezembro, no Clube Social Sindpol. A Copa se iniciou com a entrada das equipes de mãos dadas no campo de Futebol ao som do Hino Nacional. Foi concedido um minuto de silêncio em homenagem a sindicalista e policial civil Amélia Dantas que foi vítima fatal da explosão da delegacia da Deic e das precárias condições de trabalho.

O presidente do Sindpol, Josimar Melo, parabenizou a participação dos policiais civis e as equipes que chegaram à final com disciplina, ética e participação. Ele também fez homenagem a sindicalista Amélia Dantas, e ao policial civil José Santos que foi brutalmente assassinado.

A irmã do policial civil Célia Santos compareceu ao evento para agradecer a homenagem, mas manifestou indignação com a impunidade. “Até hoje a Polícia Civil não esclareceu esse crime bárbaro em que Josá foi assassinato e queimado na mala do seu automóvel em Igaci.

O diretor de Esporte, José Ederaldo, bastante emocionado, agradeceu a presença dos policiais civis, ressaltando que o objetivo da Copa é integrar a categoria e promover o lazer com os familiares. De acordo com ele, isso é uma forma de unir os policiais civis e combater os estresses, pois a prática esportiva traz saúde e qualidade de vida. Ele destacou que o Sindpol está sempre buscando melhorar o trabalho. Em homenagem, o policial Pepeu entregou uma camisa da equipe da Direção Geral ao Ederaldo.

Foram sete equipes disputando de forma ética e competitiva: Tigre/Deic, Delegacia de Arapiraca, Sindpol, Delegacia de Estrela de Alagoas, Instituto de Criminalística, Delegacia Geral e Asfixia. Ao todo, mais de 100 policiais civis se envolveram no evento esportivo. Os atletas também contam uma equipe técnica e assistência de profissionais da área da saúde.

O presidente do Sindpol, Josimar Melo, ressaltou que o ato policial é unidade policial. “O diretor faz um evento com amor e dedicação. O evento é muito importante para o Sindpol. Reúne policiais civis de todo o Estado. É um momento diferente ao ambiente insalubre e hostil que é imposto pelo Estado ao policial civil. Aqui o momento é de descontração, lazer, diversão e integração”.

Todo o jogo da Copa foi narrado pelo radialista Wellython Martins. Para ele, o trabalho foi uma experiência nova e divertida. “É muito diferente do que narrar em rádio ou TV. A Polícia Civil precisa dessa valorização e apoio”, revelou.

Depoimentos

Para Claudemir dos Santos, o Sindpol está de parabéns pela organização da Copa. “Tudo foi perfeito. É gratificante o empenho de todos que fizeram parte desse maravilhoso evento esportivo.

O artilheiro da Copa, João Neto, com dez gols, elogiou a direção do Sindpol. “Fico muito feliz com o evento. Consegui agregar mais amigos. Reencontrar outros. Agradeço ao Sindpol, na pessoa do Ederaldo, pela disciplina e organização, realizando um campeonato brilhante”.

Reconhecendo o trabalho do sindicato, o policial civil José Alexandre destacou que a Copa correspondeu sua expectativa. “A cada ano vence a organização do campeonato. Está de parabéns o Sindpol e a diretoria”.

“Foi de uma excelência” assim resumiu o policial civil Waldemir Francisco, ao se referir à Copa de Futebol. Para ele, a integração foi alcançada na totalidade.

Torneio x Copa

A Diretoria Esportiva do Sindpol realizou por mais de dez anos o Torneio de Futebol Society que durava até dois dias. Nessa época, o sindicato não possuía o seu campo de futebol. O torneio era disputado de forma eliminatória. O formato do torneio exigia muita resistência dos atletas e trabalho da organização.

Com o Clube Social Sindpol estruturado, além da dedicação e organização da Diretoria de Esporte do sindicato, foi possível realizar a Copa de Futebol Society. A primeira homenagem foi ao sindicalista Josué Oliveira, a qual durou um mês com a disputa dos jogos.

Este ano, o regulamento mudou, os pontos foram corridos. Todas as equipes jogaram entre si, classificando-se as quatro primeiras no joga da semifinal realizado no dia 7 de dezembro.

Após as entregas das premiações, o Sindpol ofereceu almoço aos presentes ao som do Joka Junior.

Atividade esportiva

A Diretoria de Esporte também realiza os Jogos de Integração entre policiais civis, familiares e convidados, no Clube Social Sindpol, todos os sábado.

Com a realização da Copa, os Jogos de Integração foram suspensos, mas retornarão a partir de fevereiro de 2014.

Veja a retrospectiva da Copa