Diretoras do Sindpol participam de Congresso Internacional que fortalece a luta das mulheres policia

Por Imprensa (quinta-feira, 21/03/2024)
Atualizado em 22 de março de 2024

Dirigentes do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) estão participando do II Congresso Internacional das Mulheres Policiais, com o tema “A saúde integral na atuação e valorização da mulher policial” nos dias 20, 21 e 22 de março, em Brasília.

Na programação do evento, as dirigentes do Sindpol Selma Leopoldo, Else Freire, Priscilla Braz e Silvia Almeida participaram da audiência pública da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado, sobre a saúde mental das mulheres profissionais da segurança pública e o impacto do assédio nos altos índices de suicídio nessas instituições.

A vice-diretora de Comunicação do Sindpol, Else Freire, destacou que os dados apresentados na audiência pública são assustadores e estarrecedores. “A diretoria do Sindpol está atenta aos números, colocando-se à disposição para atender e acolher as mulheres policiais civis. Denuncie, não fique calada. Vamos romper com esse ciclo de violência”, afirma.

A dirigente também informa o relato de suicídio e assédios moral e sexual dentro do ambiente de trabalho militar e civil. “Ouvimos o depoimento do pai da policial civil Rafaela Drumond que cometeu o suicídio em decorrência de assédio moral dos colegas”, disse, informando que ele criou o Instituto Rafaela Drumond.

Para a diretora de Planejamento do Sindpol, Silvia Almeida, “estar presente no II Congresso Internacional de Mulheres é de uma importância ímpar. São nesses eventos, que a mulher policial se apresenta como protagonista. Elas debatem medidas mais eficazes para a categoria porque são propostas elaboradas pelas próprias policiais que conhecem as dificuldades e vivem o dia-a-dia”, defende.

O Congresso Internacional é realizado pelo Movimento das Mulheres Policiais do Brasil, associação sem fins lucrativos, que congrega mulheres policiais de diversos segmentos da segurança pública, em parceria com o Departamento de Psicologia Social e do Trabalho da Universidade de Brasília.