É adiada a inauguração de delegacia de homicídios por falta de policiais

Por Imprensa (terça-feira, 29/05/2012)
Atualizado em 29 de maio de 2012

Prédio da nova Delegacia de Homicídios está praticamente pronto, mas faltam agentes para formar

A inauguração estava prevista para este mês de maio, mas agora a Polícia Civil (PC) diz que pretende colocar em funcionamento a nova estrutura da Delegacia de Homicídios de Maceió até o fim de junho. O prédio-sede, situado na Praça Visconde de Sinimbu, no Centro, está praticamente pronto. O problema é a formação da equipe, que será composta por seis delegados e 60 policiais, entre agentes e escrivães.

Segundo a assessoria de comunicação da Polícia Civil, há duas semanas o delegado-geral da PC, José Edson Freitas, realiza reuniões com diretores de áreas do Estado para decidir de onde vai tirar os agentes que vão compor a equipe da nova Delegacia de Homicídios de Maceió. Uma tarefa difícil, diante do número reduzido do efeito da PC em Alagoas, que é de 1.500.

Segundo o presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas, Josimar Melo, alguns distritos policiais da capital contam apenas com um policial para fazer o trabalho de investigação. “Posso citar os exemplos do 2º DP, na Jatiúca; do 3º DP na Ponta Grossa, do 6º DP em Cruz das Almas e do 7º DP na Pitanguinha. Todos eles só dispõem de um policial para o trabalho de investigação. De onde é que vão tirar esses 60 policiais?”, indagou Josimar Melo. De acordo com ele, neste primeiro semestre, o 2º DP recebeu mais de duas mil ocorrências.

Ele afirmou ter conversado pessoalmente com o delegado-geral José Edson Freitas sobre o assunto.

“O certo é fazer concurso público para agente administrativo, para poder liberar os policiais que hoje desempenham funções burocráticas. Somente na Delegacia Geral são 300”, afirmou o sindicalista.

Atualmente, a Delegacia de Homicídios, é responsável por investigar assassinatos das áreas do 2º, 8º e 10º DPs. A nova estrutura vai investigar homicídios ocorridos em toda a capital.

Com informações da Gazeta de Alagoas