Entidades das polícias discutem criação do `Fórum Pela Vida e Contra a Violência'

Por Imprensa (segunda-feira, 16/01/2012)
Atualizado em 16 de janeiro de 2012

Data: 06/01/2012

As lideranças dos policiais militares e civis se reuniram na Associação de Subtenentes e Sargentos Militares de Alagoas (Assmal) para articular um fórum sobre segurança pública denominado `Fórum Pela Vida e Contra a Violência’.

No encontro, ocorrido na terçaf-feira (03), Jarbas Souza, presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários em Alagoas (Sindapen) disse que este fórum tem a pretensão de abarcar diversas entidades para um debate em prol de melhorias na segurança pública do Estado de Alagoas. “Nossa intenção é convidar outras entidades para que nós possamos nos mobilizar e construir alternativas de melhorias na segurança para os alagoanos, como também precisamos lutar por valorização profissional, pois nosso problema no sistema prisional, por exemplo, não é o preso, mas o Estado que nada faz para oferecer melhorias na segurança pública”, afirmou Souza.

José Edeilto, vice-presidente do Sindicato dos Policiais Civis (Sindpol) citou, durante a reunião, o exemplo de Sergipe que é o Estado mais seguro de se morar, pois une a valorização salarial com o investimento na parte material para os profissionais que fazem a segurança da população. “Sergipe está combatendo a violência de forma responsável, mas em Alagoas o problema da insegurança é muito maior e vai além do aumento salarial, pois a falta de condições de trabalho é grande”, disse Edeilto.

De acordo com o presidente da Associação dos Oficiais Militares de Alagoas (Assomal), major PM Wellington Fragoso, este fórum tem como principal objetivo trazer alternativas de melhorias para a segurança pública. “Precisamos devolver a paz ao nosso estado, e para isso é necessário que haja um debate com pessoas comprometidas com a diminuição da violência”, pontuou.

Segundo o vice-presidente da Associação de Cabos e Soldados em Alagoas (ACS/AL), cabo BM Rogers Tenório, a criação deste fórum é de suma importância e é uma grande oportunidade para a discussão sobre a violência, buscando alternativas para minimizar a violência. “Esperamos contar com o apoio da sociedade civil organizada para que juntos, possamos mostrar ao Governo como se faz segurança no Estado”, finalizou Tenório.

Fonte: ACS/AL e Assomal