Exibição do documentário "China Blue" promove debate sobre exploração de trabalhadoras

Por Imprensa (segunda-feira, 11/10/2010)
Atualizado em 11 de outubro de 2010

O Sindpol exibiu, na sala de reuniões do sindicato, o documentário “China Blue”, na manhã desta terça-feira (09), que trata da exploração de trabalhadoras na China.

“China Blue” mostra jovens trabalhadoras lutando para sobreviver às cruéis condições de trabalho das fábricas de jeans no sudoeste da China. O filme, que foi feito sem permissão do governo chinês, oferece um relatório alarmante sobre as pressões impostas pelas companhias ocidentais, quando os lucros são obtidos e mantidos nos países de primeiro mundo.

Após a exibição do filme, houve um bate-papo sobre a temática do filme e comparação das precárias condições de trabalho em que vivem os policiais civis. O vice-presidente do Sindpol, Josimar Melo, destacou que a classe trabalhadora conta agora com a Conferência Mundial Aberta (CMA) para debater e definir ações de mobilizações contra o avanço do capitalismo. A exibição do filme também seguiu a orientação da CMA em discutir a exploração da classe trabalhadora.

O sindicalista também agradeceu a parceria com o Cineclube do Sindjus, o Cinejus, que disponibilizou sua estrutura audiovisual para exibição do documentário.

Além de policiais civis, diretores do Sindpol, também participaram dirigentes do Sindfunesa e do Sintep.