Fundadores do Tigre e policiais recebem homenagem do Grupo Tático da Polícia Civil

Por Imprensa (quinta-feira, 28/10/2021)
Atualizado em 28 de outubro de 2021

O Grupo Tático da Polícia Civil de Alagoas prestou homenagem aos Cotteanos fundadores, que deram origem ao Tático Integrado de Grupos de Resgate Especial (Tigre). O evento aconteceu na quarta-feira (27), com a entrega de troféus, certificados e brevês, na Casa da Indústria Napoleão Barbosa.

Vários policiais civis também foram homenageados, entre eles, o presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, e os dirigentes do Sindicato Fagner Calheiros, Adjeferson Pessoa Alves e Jorge Fernando de Araújo.

O presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, ressalta que é sempre importante homenagear os policiais civis. “O Tigre é um grupo preparado da Polícia Civil. É justa a homenagem aos atuais integrantes e os antigos fundadores”, disse o sindicalista, destacando que foi importante estender a homenagem a todos que compõem a Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic). “Há vários setores que não aparecem e, na verdade, não podem aparecer, porque são trabalhos de inteligência, que precisam ser preservados”.

Ricardo Nazário ressalta que o Sindpol parabeniza a todos(as) os(as) homenageados(as). “É uma homenagem mais do que justa aos policiais civis que estão combatendo a criminalidade diante das dificuldades enfrentadas, contribuindo com a segurança da sociedade”.

Os Cotteanos fundadores são onze policiais formados no curso de Estágio de Operações Especiais, ministrado pelo Exército Brasileiro, no período de 15 de janeiro a 19 de março de 1993. Eles foram os primeiros integrantes da formação do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate). O grupo era formado pelos policiais Álvaro Domingos Afonso Monteiro, Antônio Carlos Lins Vasco, Cícero Pascoal Rodrigues, Dorgival da Silva Romão, Geraldo Ramos Gomes, Jeferson Manoel dos Santos, José Ferro Barbosa, José Paulo Pedrosa, Maria Concebida Alves Machado, Maria Gorette Silva Feitosa e pelo delegado Nilson Costa Alcântara (falecido).

O policial civil Antônio Carlos Lins Vasco, coordenador do Tigre e um dos organizadores, revela que o objetivo do evento foi homenagear os 11 fundadores do grupo Tático, mas por conta da pandemia, considerando o momento oportuno, as homenagens também foram para os agentes, policiais militares, policiais rodoviários federais, delegados e policiais preparados em Operações Especiais.

Vasco está desde a fundação do Tigre. “Sempre quis realizar o sonho de ser polícia com vocação. Quando fiz o curso, não tinha sido nomeado ainda. Tivemos que assinar documento. Agradeço a Deus por tudo, as amizades e a família pelo apoio”, disse.

Com informações da Ascom-PC/AL e Sindpol-AL