Governo apresenta 0% de reajuste salarial, Movimento Unificado prepara mobilização

Por Imprensa (terça-feira, 30/05/2023)
Atualizado em 30 de maio de 2023

O Movimento Unificado dos Servidores Públicos se reuniu com o Governo do Estado nesta terça-feira (30) e foram surpreendidos com o anúncio do reajuste geral pelas secretarias da Fazenda e Planejamento e Gestão.

A Secretária Especial do Tesouro Estadual, Monique Souza de Assis, apresentou os números do governo, que alegou aumento das despesas com a reestruturação das carreiras do ano passado, revisão salarial no ano passado, o que segundo ela, houve incremento de R$ 1 bilhão na receita.

Por conta do aumento das despesas, o secretário de Estado de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), Gabriel Albino, disse que o Comitê de Negociação Sindical do Estado de Alagoas – Cones-AL não recomenda o reajuste salarial.

Em resposta, o presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, destacou que é lamentável o tratamento do governo. “É um tapa na cara dos servidores públicos esse reajuste zero. Vamos para o enfrentamento chamar a categoria”, afirmou.

A presidente da CUT, Rilda Alves, destacou que o Estado nunca arrecadou tanto, e os servidores estão com perdas inflacionárias desde o governo Renan. “Em contrapartida, o governo autoriza aumento de energia elétrica em 17%. O mês de maio está sendo finalizado com nada para os servidores”, disse.

O gráfico do Governo também foi questionado, pois mostra 40,90% (em 2022) de Receita Corrente Líquida, pulando para 51,37% em 2023, já incluindo o IPCA deste ano (5,78%).

O Movimento Unificado dos Servidores Públicos irá se reunir para definir ações de mobilização contra o reajuste zero.