Governo fechará delegacias à noite, Sindpol alerta para o aumento da violência

Por Imprensa (quarta-feira, 26/04/2017)
Atualizado em 26 de abril de 2017

O Governo do Estado fechará as delegacias distritais depois das 18 horas. A medida deixará a população desassistida e provocará aumento da violência em Maceió

A partir do dia 1º de maio, os distritos policiais do 1º, 3º, 6º e 22º serão fechados a partir das 18 horas e entregues às câmeras de vídeo monitoramento. O presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol), Josimar Melo, alerta que essa iniciativa do Governo fortalecerá a criminalidade e tornará a população mais vulnerável à violência.

O Sindpol revela que o trabalho dos policiais inibe as ações criminosas nos bairros. “A delegacia é o primeiro local procurado pelo cidadão, quando ele é vítima da violência”, diz Josimar Melo, acrescentando que quando dois ônibus foram queimados em janeiro no Vergel e na Ponta Grossa, a população e os policiais militares recorreram ao 3º DP para ter apoio dos policiais civis.

O vice-presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, ressalta que a permanência do plantão interno de policiais na localidade é uma prevenção à violência. “A Polícia precisa estar presente nas comunidades. Sem a presença da polícia investigativa, as facções criminosas crescem e se espalham nos bairros de Maceió e nos municípios alagoanos. De forma equivocada, a Secretaria de Segurança Pública retira os policiais civis, deixando, simplesmente, câmeras no lugar do profissional”, questiona.

Nazário explica que o policial também é responsável pela preservação dos inquéritos policiais em andamento, do armamento e dos materiais apreendidos (veículos, armas, drogas etc), mas o governo não está preocupado com isso.

O Sindpol informa que está havendo um desmonte da Polícia Civil. A entidade sindical alerta que é inconstitucional os policiais civis realizarem rondas. “A Secretaria de Segurança Pública deverá convocar os policiais civis do plantão noturno das distritais para as rondas. Isso é um flagrante desvio da função policial, que é a investigação. O trabalho ostensivo é uma atribuição da Polícia Militar”, explica.

O dirigente sindical destaca que o Sindpol não aceitará que o Estado retire os policiais civis das delegacias à noite. A entidade sindical irá realizar ato público na próxima semana.

“Enquanto o governo não respeita as atribuições a Polícia Civil, a violência aumenta. Os números do mês de março, divulgados pela SSP/AL, mostram que ocorreram 196 assassinatos no Estado, contra 171 no ano passado. Em quase um ano, os números da violência disparam em Alagoas. E a tendência é piorar com essa política de segurança”, destaca Nazário.

violencia2