Governo promete apresentar proposta no dia 7

Por Imprensa (segunda-feira, 5/03/2012)
Atualizado em 5 de março de 2012

A diretoria do Sindpol voltou a negociar as reivindicações dos policiais civis com o secretário de Gestão Pública, Alexandre Lajes, no dia 24 de fevereiro.

No encontro, o sindicato tratou dos itens da pauta de reivindicações, como o piso salarial de 60% da remuneração dos delegados de polícia. O presidente do Sindpol, Josimar Melo, informou que os policiais civis percebem menos de 15% da remuneração dos delegados. Ele ressaltou que é a maior disparidade salarial dos policiais civis do Brasil. A informação deixou o secretário surpreso.

Alexandre Lajes  disse que irá fazer o impacto financeiro da proposta do Sindpol e manifestará a posição do governo sobre o piso salarial na reunião, agendada para o dia 7 de março. Nessa reunião, o secretário também apresentará a proposta do Plano de Cargos, Carreira e Subsídios do governo, que já vem sendo discutido com o sindicato.

A revogação das portarias, que punem policiais grevistas foi outro assunto discutido pelo Sindpol. O secretário solicitou a relação dos processos e disse que também informará a posição do governo no dia 7.  A pressa do sindicato em resolver a questão se deu por conta da informação do Delegado Geral, José Edson, de que o documento, assinado pelo secretário de Gestão Pública, tratando do fim das punições aos grevistas, não tinha nenhum valor legal. Já o secretário diz manter o compromisso do que foi acordado com as entidades sindicais.

O Delegado Sindical do Sindpol Carlos Jorge da Rocha reivindicou a paridade e a integralidade salarial da aposentadoria especial. O sindicalista informou que os estados do Sul e do Nordeste reconhecem esse direito dos policiais civis.

Por conta das negociações, o Sindpol decidiu suspender o ato público, que estava marcado no dia 27. O resultado das negociações do dia 7 de março será repassado à categoria na assembleia geral com indicativo de greve, marcada para o dia 9.