Governo reduz proposta e não apresenta prazo para implantação do piso salarial dos policiais civis

Por Imprensa (terça-feira, 3/05/2016)
Atualizado em 3 de maio de 2016

Os policiais civis continuam no impasse com o Governo do Estado que recuou da proposta apresentada na mesa de conciliação, intermediada pelo presidente do Tribunal de Justiça, Washington Luiz. Na reunião de negociação, ocorrida na tarde desta terça-feira (03), o secretário de Planejamento e Gestão, Christian Teixeira, disse que o governador Renan Filho garante o piso salarial de R$ 3.600,00, mas somente após a negociação sobre o índice da revisão geral dos servidores públicos (Índice Nacional de Preços ao Consumidor-Amplo – IPCA).

O governo recuou da implantação do piso em quatro parcelas (maio, julho, setembro e novembro) mais o IPCA em dezembro. Foram mantidos o orçamento mensal de R$ 300 mil, destinado ao pagamento retroativo das progressões, e a implantação das progressões até dezembro. A proposta do governo sobre a revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Subsídio (PCCS), que visa ao tratamento isonômico entre antigos e novos policiais, não chegou a ser apresentada na reunião.

Na reunião, o Delegado Sindical do Sindpol Carlos Jorge da Rocha disse que o Estado de Alagoas aumentou arrecadação com o combustível e o IPVA, entre outros impostos, o que dão condições financeiras para o governo atender o pleito da categoria. Destacou que a categoria não dará mais credibilidade ao governo.

O presidente do Sindpol, Josimar Melo, ressaltou que a categoria fez perspectiva, mas com o não cumprimento do que foi acordado na reunião de conciliação, isso revoltará mais os policiais civis.

O dirigente do Sindpol Jânio Vieira destacou a desvalorização por parte do Governo aos policiais civis, que trabalham em delegacias insalubres, realizam custódia de presos e fazem rondas. Além disso, a categoria que é nível superior recebe salário de nível médio na segurança pública.

O secretário de Segurança Pública também apelou ao secretário Christian Teixeira que o Governo precisa prestigiar o policial civil no contexto da segurança e chegar a um consenso na negociação.

Assembleia geral

O Sindpol irá repassar as informações aos policias civis na assembleia geral de avaliação da greve, marcada para esta quarta-feira (04), às 14 horas, no Clube de Engenharia de Alagoas, localizado na Rua Cap. Samuel Lins, 11, no bairro do Farol, em Maceió. Na assembleia, a categoria definirá o rumo da greve.

13115928_783626448403679_427439044352230581_o 13087088_783626445070346_4849461755340051608_o 13112787_783625751737082_6109687103358805685_o (1) 13087179_783625748403749_6766511146369722384_o