Incêndios de automóveis de policiais comprovam a falência da segurança pública

Por Imprensa (terça-feira, 2/03/2010)
Atualizado em 2 de março de 2010

Para o Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol), os incêndios de dois automóveis dos policiais civis, ocorridos, em menos de quatro dias, nos estacionamentos do 3º Distrito Policial e da Delegacia de Crimes contra a Criança e Adolescente comprovam a falência do modelo de segurança pública no Estado de Alagoas.

O horário de expediente nas delegacias também contribui com a falta de segurança pública nos órgãos da Polícia Civil. O número de policiais civis, que tiram plantão nas delegacias, foi reduzido. Na madrugada em que o policial civil teve seu carro incendiado, apenas ele e outro colega estavam a serviço. Um deles percebeu um indivíduo agachado próximo à viatura da Polícia Civil. O policial deu voz de prisão, mas o suspeito conseguiu fugir. Logo, em seguida, o automóvel do policial plantonista estava pegando fogo.

Maceió, uma capital com mais de um milhão de pessoa, tem todo o seu atendimento policial centralizado em um único local, distante da maioria dos bairros. Não é surpresa para o Sindpol que a violência vem crescendo 10% ao mês no Estado, além disso, Alagoas é o estado mais violento da Federação.

Essas “políticas milagrosas”, que na verdade são desastrosas, feitas por pessoas que comprovadamente mostram que não entendem de segurança pública, só fazem contribuir com a violência no Estado.

Enquanto o Governo do Estado não entender que segurança pública é coisa séria, que envolve vidas de pessoas, proteção à população, exige aparato policial, investimento nas condições de trabalho, atendimento as reivindicações das polícias, respeito aos profissionais de segurança público, essa área nunca irá funcionar.

As condições de trabalho das delegacias continuam precárias, a exemplo do 1º Distrito Policial e do 13º Distrito Policial, que não oferecem condições mínimas estruturais de atendimento à população e de permanência dos policiais civis.

O Sindpol encaminhou expediente à Delegacia Geral para que seja apurado o incêndio dos automóveis, reforça na segurança das delegacias e ressarcimento do prejuízo material ao policial civil, que não possuía seguro.