Início das negociações do reajuste geral dos servidores de Alagoas

Por Imprensa (quarta-feira, 27/03/2024)
Atualizado em 27 de março de 2024

O Secretário de Estado de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), Gabriel Albino, reuniu-se com as lideranças sindicais, que compõem o Movimento Unificado dos Servidores Públicos, na terça-feira (26), para tratar da reposição salarial.

A reunião ocorreu em decorrência da entrega da pauta de reivindicações pelas entidades sindicais, no dia 20 de março, ao Governo do Estado.

O secretário disse que irá fazer o impacto financeiro proposta das entidades para levar ao governador. O gestor público ressaltou que a Secretária está aberta à negociação. De acordo com ele, as questões específicas das categorias do serviço público serão tratadas pelo Comitê de Negociação Sindical do Estado de Alagoas – Cones-AL.

O presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas – Sindpol, Ricardo Nazário, disse que as negociações específicas de cada categoria ficaram travadas desde o ano passado. Ele citou que o Sindpol não obteve avanço dos pleitos específicos da categoria, apesar de ter enviado vários ofícios.

O dirigente sindical revelou que os policiais civis têm o drama da majoração da carga horária, informando que a metade da categoria está recebendo o direito, e a outra metade não. “É algo viável para o Estado tratar isso com seriedade e fazer acordo com a categoria”, defendeu.

O presidente do Sindpol ressaltou que o governador se comprometeu de que a mesa de negociação deste ano tratará das perdas inflacionárias das gestões passadas, em torno de 20%, e o ganho real, destacando que o próprio governador diz que o governo é de continuidade.

A reunião também contou com os representantes da Educação, Saúde e a CUT, os quais destacaram aguardar a definição da negociação e o anúncio do governador Paulo Dantas até 1º de maio, que é uma data simbólica para os trabalhadores.