Janeiro Branco: Policial civil, cuidar da saúde mental é a sua missão! Veja os cuidados

Por Imprensa (sexta-feira, 5/01/2024)
Atualizado em 5 de janeiro de 2024

O policial civil se depara diariamente com os conflitos sociais e emocionais. Infelizmente, as falhas do poder público, que não acolhe devidamente a população, manifestam-se em problemas sociais, como a violência descontrolada.

O policial civil acaba tendo o dever de amparar a família alagoana nos momentos mais difíceis. Esse profissional lida com todos os tipos de problemas e mentes doentias. O trabalho exige equilíbrio emocional para as situações adversas e estressantes.

Neste mês de janeiro, mês da conscientização sobre a Saúde Mental, na campanha Janeiro Branco, o Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) reforça a importância da saúde mental dos policiais civis, a partir da prevenção de doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico, entre outras.

Veja algumas dicas para a saúde:
Converse abertamente:

Compartilhar emoções é um passo crucial para a saúde mental. Esteja disponível para ouvir amigos e familiares, e não hesite em buscar apoio quando necessário.

Estabeleça limites:

Saiba dizer “não” quando necessário e aprenda a priorizar suas necessidades. Respeitar seus próprios limites é essencial para manter o equilíbrio emocional.

Pratique o autocuidado:

Reserve um tempo para atividades que lhe tragam prazer e relaxamento. Seja ler um livro, praticar exercícios, ou simplesmente descansar. O autocuidado é uma poderosa ferramenta de prevenção.

Mantenha relações saudáveis:

Cultive conexões positivas. Relacionamentos saudáveis são fundamentais para o bem-estar emocional. Esteja presente na vida daqueles que você ama e construa laços significativos.

Observe os sinais:

Esteja atento aos sinais de estresse, ansiedade e depressão, tanto em si mesmo quanto nos outros. Identificar precocemente os desafios emocionais é crucial para buscar ajuda e prevenir complicações mais sérias.

Procure ajuda profissional:

Não hesite em procurar a ajuda de profissionais de saúde mental. Psicólogos e psiquiatras são treinados para oferecer suporte e orientação em momentos difíceis.

Lembre-se, a prevenção é a chave para uma vida mentalmente saudável.

Serviços públicos disponíveis:
-Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) disponíveis em Alagoas: http://cidadao.saude.al.gov.br/unidades/caps/
-Sistema de Marcação – Whatsapp do Pronto – Secretaria Municipal de Saúde de Maceió: 82 3312-5492.
-Emergência: SAMU – 192
-Centro de Valorização da Vida (CCV) – Ligue 188
-Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas por telefone (82) 3315-1102/1103/1104/1105