Geral Notícias

Junho Vermelho e Laranja: mês dedicado ao sangue

Um gesto simples que salva até 4 vidas, em apenas uma doação

Por Imprensa
Atualizado em 6/06/2023

Neste mês de junho, o Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas – Sindpol veste as cores da solidariedade e do cuidado com o próximo. O Junho Vermelho e o Junho Laranja representam duas importantes campanhas de conscientização que se complementam e alertam a sociedade para assuntos relevantes.

O Junho Vermelho em prol da doação de sangue e o Junho Laranja para conscientização da anemia e leucemia, doenças que necessitam do apoio dos doadores de sangue e medula óssea.

Nos meses mais frios do ano, os estoques de sangue nos hemocentros e bancos de sangue diminuem drasticamente. Isso compromete o abastecimento nos atendimentos de urgência, emergência e cirurgias dos hospitais, além de prejudicar pacientes que dependem de transfusões de sangue. Afinal, não existe substituto para o sangue e ele é indispensável para a vida.

No dia 14 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Data definida pela OMS – Organização Mundial da Saúde, em homenagem ao nascimento do imunologista Karl Landsteiner, responsável por descobrir os tipos sanguíneos. Por isso, o mês foi escolhido para simbolizar a campanha.

Junho Laranja: mês da conscientização sobre anemia e leucemia

A campanha do mês de junho dirige-se à informação e prevenção sobre a saúde do sangue. Além de reservar um dia especialmente à importância da transfusão de sangue, o mês também traz em destaque duas das condições mais frequentes relacionadas ao sistema sanguíneo: a anemia e a leucemia. A anemia, apesar de muito frequente, ainda continua sendo um tema que traz muitas dúvidas à população. Já no caso da leucemia, ainda que menos frequente, também merece destaque por se tratar do principal câncer maligno da infância.

Compartilhe esta notícia

Faça parte da maior força sindical dos policiais civis

Junte-se a milhares de policiais civis que confiam no SINDPOL para defender seus direitos e interesses.