Junho Vermelho e Laranja: mês dedicado ao sangue
Um gesto simples que salva até 4 vidas, em apenas uma doação

Por Imprensa (terça-feira, 6/06/2023)
Atualizado em 6 de junho de 2023

Neste mês de junho, o Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas – Sindpol veste as cores da solidariedade e do cuidado com o próximo. O Junho Vermelho e o Junho Laranja representam duas importantes campanhas de conscientização que se complementam e alertam a sociedade para assuntos relevantes.

O Junho Vermelho em prol da doação de sangue e o Junho Laranja para conscientização da anemia e leucemia, doenças que necessitam do apoio dos doadores de sangue e medula óssea.

Nos meses mais frios do ano, os estoques de sangue nos hemocentros e bancos de sangue diminuem drasticamente. Isso compromete o abastecimento nos atendimentos de urgência, emergência e cirurgias dos hospitais, além de prejudicar pacientes que dependem de transfusões de sangue. Afinal, não existe substituto para o sangue e ele é indispensável para a vida.

No dia 14 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Data definida pela OMS – Organização Mundial da Saúde, em homenagem ao nascimento do imunologista Karl Landsteiner, responsável por descobrir os tipos sanguíneos. Por isso, o mês foi escolhido para simbolizar a campanha.

Junho Laranja: mês da conscientização sobre anemia e leucemia

A campanha do mês de junho dirige-se à informação e prevenção sobre a saúde do sangue. Além de reservar um dia especialmente à importância da transfusão de sangue, o mês também traz em destaque duas das condições mais frequentes relacionadas ao sistema sanguíneo: a anemia e a leucemia. A anemia, apesar de muito frequente, ainda continua sendo um tema que traz muitas dúvidas à população. Já no caso da leucemia, ainda que menos frequente, também merece destaque por se tratar do principal câncer maligno da infância.