Maio Vermelho conscientiza sobre o câncer de boca

Por Imprensa (quinta-feira, 4/05/2023)
Atualizado em 4 de maio de 2023

O câncer de boca é o quinto tipo com maior incidência no mundo. No Brasil, ocupa a quinta posição entre os homens e a sétima entre as mulheres, segundo dados da Oncológica do Brasil. O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) busca conscientizar os policiais civis sobre a importância das medidas de prevenção.

O câncer da boca é um tumor maligno que afeta lábios, estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas) e a região embaixo da língua. É mais comum em homens acima dos 50 anos. A maioria dos casos é diagnosticada em estágios avançados, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer –INCA.

O tabagismo, consumo regular de bebidas alcoólicas, exposição ao sol sem protetor, excesso de gordura corporal e infecção pelo HPV (Papiloma Vírus Humano) aumentam o risco de desenvolver o câncer de boca.

Sinais e sintomas do câncer bucal
• Lesões (feridas) na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 20 dias, que podem apresentar sangramentos e estejam crescendo;
Manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca ou bochechas;
• Nódulos (caroços) no pescoço;
• Rouquidão persistente;
• Nos casos mais avançados observa-se: Dificuldade de mastigação e de engolir, dificuldade na fala, sensação de que há algo preso na garganta e dificuldade para movimentar a língua.

Prevenção
Para prevenir é importante evitar o consumo de fumo e bebidas alcoólicas, ter alimentação rica em frutas verduras e legumes, usar protetor solar e boné, manter boa higiene bucal sem cáries, doenças da gengiva ou próteses machucando, usar preservativo (camisinha) na prática do sexo oral.