Carregando
(82) 3221.7608 | 3336.6427

Maio Vermelho informa sobre a prevenção da hepatite

Por Imprensa (sexta-feira, 5/05/2023)
Atualizado em 5 de maio de 2023

O fígado é a maior glândula do corpo humano. Suas principais funções são armazenamento de vitamina e minerais, metabolismo de medicamentos, eliminação de toxinas e regulação da coagulação sanguínea.

A campanha Maio Vermelho foi criada para alertar e conscientizar a população sobre a prevenção a respeito da hepatite, uma das doenças que mais acometem o fígado, causando a inflamação do órgão.

Essa doença pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. As hepatites virais, as mais conhecidas, são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo e são divididas em diferentes tipos de contágio: A, B, C, D e E.

Formas de transmissão
As hepatites A e E são transmitidas de forma fecal-oral, por contato entre indivíduos ou por meio de água ou alimentos contaminados pelo vírus. Já a hepatite B, C e D, o vírus está no sangue, então podem ser transmitidas através do compartilhamento de material para uso de drogas ou de higiene pessoal e pelo sexo sem proteção com uma pessoa infectada.

Sintomas
Trata-se de uma doença muitas vezes silenciosa e que geralmente não apresenta sintomas até que atinja maior gravidade. Dentre eles, os mais comuns são: febre, fraqueza, mal-estar, dor abdominal, enjoo/náuseas, vômitos, perda de apetite, urina escura, olhos e pele amarelados e fezes claras.

Como se proteger
A vacina é uma das formas de prevenção e controle da doença. Outras formas de prevenção:
• Lave bem as mãos antes das refeições e após usar o banheiro.
• Evite tomar banho em locais perto de esgoto aberto.
• Higienize e cozinhe bem os alimentos antes de consumi-los.
• Use preservativos em todas as relações sexuais.
• Evite o compartilhamento de objetos de uso pessoal, como barbeadores e alicates de unha.
• Não utilize nenhum objeto que possa ter tido contato com sangue, como seringas e agulhas.

Compartilhe essa notícia

Comentários

Faça agora seu Recadastramento
e fique informado

© Copyright 2001 - 2024 | SINDICATO DOS POLICIAIS CIVIS DE ALAGOAS