Milhares de alagoanos dizem não à reforma da Previdência

Por Imprensa (quinta-feira, 16/03/2017)
Atualizado em 16 de março de 2017

Mais de cinco mil pessoas participaram do Dia Nacional de Lutas contra a reforma da Previdência, PEC 287/2016, na quarta-feira (15). A concentração ocorreu na Praça Centenário, local em que os manifestantes saíram em caminhada pelas ruas do Centro de Maceió até a Assembleia Legislativa para realização de protesto.

Os servidores públicos, operadores da segurança pública, professores, trabalhadores da cidade e do campo, trabalhadores sem-terra, estudantes, movimentos sociais e populares realizaram grande manifestação para derrubar a reforma Previdenciária, que tramita em caráter de urgência no Congresso Nacional. A manifestação foi realizada pelas centrais sindicais, como a CSP-Conlutas, Fórum Estadual em Defesa da Previdência, sindicatos, servidores públicos federal, estadual e municipal.

O diretor Jurídico do Sindpol, José Carlos Fernandes Neto, disse que o governo ataca os direitos dos trabalhadores, citando, como exemplo, a demissão voluntária e o fechamento das agências bancárias do Banco do Brasil e da Caixa Econômica.

O presidente do Sindpol, Josimar Melo, disse que a entidade sindical está junto dos setores da segurança para fazer o combate à PEC 287/2016, a PEC da maldade. “Essa PEC não deve passar. A receita contra isso é simples: é rua, é ocupação, é luta. Esses políticos vão entender o recado”, defendeu.

As manifestações ocorreram em todo o país contra a reforma que aumenta o tempo mínimo de contribuição de 15 para 25 anos, exigindo a idade mínima de 65 anos para homens e mulheres. Pela proposta, para se aposentar com o teto do INSS, os trabalhadores das áreas pública e privada terão que ter no mínimo 65 anos de idade e 49 anos de contribuição.

Nesse dia de lutas, os policiais civis, policiais rodoviários federais, agentes de trânsito, guardas municipais e agentes penitenciários realizaram Assembleia Geral unificada em frente à Assembleia Legislativa contra a PEC 287/2016 que retira a aposentadoria especial das atividades de risco. Os servidores do Judiciário Federal e MPU participaram de ato públicos em defesa da Justiça do Trabalho e contra as reformas da Previdência e Trabalhistas em frente ao prédio das Varas do Trabalho. Os trabalhadores rodoviários realizaram paralisação de duas horas. Os trabalhadores rurais sem-terra bloquearam rodovias. Os professores também paralisaram os serviços. O prédio do Ministério da Fazenda também foi ocupado pelos manifestantes.

A mobilização fez parte das atividades realizadas por todo o país contra a reforma da Previdência, PEC 287/2016, que retira o direito da aposentadoria especial por atividade de risco dos policiais e cria regras que impedem a aposentadoria dos trabalhadores público e privado.

Veja as fotos na Fanpage do Sindpol: https://www.facebook.com/pg/sindpolal/photos/?tab=album&album_id=1247605371960543

DSC_0157 DSC_0187 DSC_0200 DSC_0204 DSC_0209 DSC_0245 DSC_0267 DSC_0271