Mobilização garante início da negociação da revisão do PCCS

Por Imprensa (segunda-feira, 28/03/2016)
Atualizado em 28 de março de 2016

A mobilização dos policiais civis, em frente à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), nesta segunda-feira (28), garantiu que o governo iniciasse a negociação da revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Subsídios (PCCS). O assessor de Relações Sindicais, Thiago Simões, mostrou-se surpreendido com a manifestação que objetivou a apresentação de proposta da pauta de reivindicações da categoria, bem como a ameaça da deflagração de greve que será definida na assembleia geral, convocada para esta terça-feira (29). Para o técnico do Governo, a reunião seria para discutir o PCCS. O presidente do Sindpol, Josimar Melo, destacou que da última reunião com o secretário de Planejamento e Gestão, Cristian Teixeira, os empecilhos para a negociação dos itens estavam superados, lembrando-o da aprovação do orçamento do Estado e da nomeação do novo secretário de Segurança Pública.

O Assessor de Relações Sindicais informou que irá agendar uma nova reunião com o secretário Cristian Teixeira para apresentar proposta dos pontos da pauta, como pagamento retroativo das progressões, entre outros.

A diretora do Sindpol Arlete Bezerra adiantou que a categoria está na expectativa devido à demora do governo e poderá decidir por uma decisão radical. Da mesma forma destacou o diretor Antônio Zacarias que ressaltou a importância de o governo apresentar uma definição concreta para ser repassada aos policiais civis na assembleia geral.

O presidente do Sindpol disse que é preciso que o secretário informe a data da reunião antes da realização da assembleia geral para que seja comunicada aos policiais civis.

Reserva técnica

O representante da reserva técnica da Polícia Civil Irlonn Rainyeli participou da reunião para solicitar a elaboração de um calendário de convocação de 80 candidatos aprovados no concurso da Polícia Civil, a exemplo do que já ocorre com a Educação e a Polícia Militar. Ele ressaltou que a Polícia Civil tem orçamento aprovado para a formação de 80 agentes de polícia e 40 delegados.

Thiago Simões informou que a Comissão da Reserva Técnica terá que protocolar a solicitação na Seplag para que seja aberto um processo e, dessa forma, os interessados poderão acompanhar a tramitação.

Revisão do PCCS

A secretária Adjunta da Seplag, Ricarda Calheiros, iniciou a reunião de negociação do da revisão do PCCS. O diretor de Planejamento do Sindpol, Stélio Pimentel Jr, informou que são quatro pontos de revisão do Plano: a isonomia de progressão dos policiais civis antigos com os policiais civis do último concurso; a vinculação da linha base ao resto do Plano; o realinhamento dos aposentados e modificação da Comissão Especial.

A secretária Adjunta informou que irá repassar a solicitação ao secretário para que ele decida sobre o seu posicionamento.

Na reunião, ficou claro que o Sindpol não aceita a avaliação de desempenho no PCCS por colocar em risco estabilidade do cargo público.

Após a reunião, o presidente do Sindpol, Josimar Melo, informou os policiais civis presentes no ato público os desdobramentos da reunião.

Os policiais civis participaram do ato público com café da manhã para reivindicar os 23 itens da pauta de reivindicações, como o piso salarial de 60% da remuneração dos delegados de polícia, a revisão do Plano de Cargos Carreiras e Subsídios – PCCS (isonomia e realinhamento), o pagamento de risco de vida, a implantação e pagamento retroativo das progressões.

A categoria participará de uma assembleia geral que será realizada nesta terça-feira (29), a partir das 13 horas, no auditório do Sindicato dos Urbanitários.