Nota do policial civil sobre incidente com sargento da PM durante Lei Seca

Por Imprensa (terça-feira, 10/03/2015)
Atualizado em 10 de março de 2015

Caros amigos Policiais Civis e Militares

Acabo de sair de uma reunião convocada pela Cúpula da Segurança Pública deste Estado, na qual estavam presentes o Secretário Alfredo Gaspar de Mendonça, Cel. PM Louvercy – Sub Comandante da Polícia Militar, Dr. Paulo Cerqueira – Delegado Geral da Polícia Civil de Alagoas, Dr. Mário Jorge – Diretor do DPJA2, Dr. Aydes Ponciano – Diretor do Deinfo, além do Sargento Bandeira – BPTran.

O tema da reunião foi o lamentável episódio ocorrido ontem na Av Pierre Charlita durante a realização da Operação Lei Seca e o rumo descontrolado que a situação vem tomando.
De forma sensata e coerente nosso Secretário conduziu a reunião no sentido de esclarecer os fatos, sem dar nem tirar razão de ninguém, buscando dessa forma assegurar a continuidade do fortalecimento dos laços de integração que unem Polícias Civil e Militar do Estado de Alagoas.

Em seguida nosso Delegado Geral expressou sua preocupação em solucionar o conflito e reestabelecer a paz entre as instituições.

Cabe aqui uma reflexão acerca do ocorrido bem como o problema Institucional gerado a partir do envio do áudio que postei em grupos do watssap.

Tenho consciência de que não quero, nem nunca quis, aumentar a carga de problemas que a Cúpula da Segurança tem para resolver todos os dias.

Nosso objetivo foi tão somente a busca pelo devido respeito que cabe à Polícia Civil de Alagoas, a qual me orgulho de pertencer há mais de vinte anos.

Todavia, só agora, depois do clamor do momento, percebo que outros caminhos e medidas mais eficientes poderiam ter sido adotadas sem que fosse preciso chegar ao extremo que agora nos encontramos.

Ademais, os comentários vão se avolumando e inflamando ainda mais o desgaste entre PC e PM.

Assim, aproveito a oportunidade para pedir aos amigos que evitem novos comentários sobre o ocorrido, principalmente fotos ou mensagens mais calorosas, pois tudo está devidamente esclarecido e resolvido.

Quero externar meus agradecimentos ao Dr. Paulo Cerqueira, Dr. Mário Jorge e Dr. Aydes Ponciano, ao Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas e cada um dos Policiais Civis e Policiais Militares que de uma forma ou de outra expressaram sua solidariedade, carinho e repeito.

De igual modo, quero dizer do carinho e respeito que continuo tendo pela Polícia Militar de Alagoas, onde tive a oportunidade de servir por mais de oito anos.

Dizer também, da nossa crença no processo de integração entre as forças de segurança, citando como exemplo a ser seguido a Operação Policial Litorânea Integrada – OPLIT, na qual PC’s, PM’s e GM’s trabalham unidos em prol da segurança pública.

Atenciosamente,
Ednildo Macena