Novembro Azul: Inscrições abertas para o Pedal até esta quinta (16). Participe!
Inscrição: https://sindpolalagoas.com.br/evento/pedal-azul/

Por Imprensa (quarta-feira, 15/11/2023)
Atualizado em 16 de novembro de 2023

Inscrição: https://sindpolalagoas.com.br/evento/pedal-azul/

O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) realiza o passeio ciclístico Pedal Azul, em alusão ao Novembro Azul – mês de prevenção ao câncer de próstata. As inscrições acontecem no site do Sindpol através do link: https://sindpolalagoas.com.br/evento/pedal-azul/ até esta quinta-feira, dia 16 de novembro.

O Pedal Azul acontecerá no dia 25 de novembro, a partir das 7 horas, no Estacionamento do Jaraguá, com percurso pela orla marítima de Jacarecica. Na volta, haverá parada no Marco dos Corais (ao lado da Oplit), para hidratação e lanches. O trajeto será concluído no Estacionamento do Jaraguá.  A distância percorrida será em torno de 20 quilômetros.

O Sindpol dará todo o suporte para a realização do evento. Haverá coletes para os participantes.

Carlos José, organizador do Pedal e diretor Financeiro do Sindpol, destaca que o Sindicato se preocupa com a saúde, enfatizando que, neste mês de conscientização sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata – Novembro Azul, é importante o evento ciclístico para chamar a atenção dos policiais civis e da sociedade contra essa doença que atinge os homens.

Carlos José também ressalta que é mito dizer que andar de bicicleta aumenta o risco de desenvolver câncer na próstata.  “A atividade física previne e reduz o risco de doenças, como o câncer de próstata”.

O dirigente sindical explica que quando se vai fazer o exame de Antígeno Prostático-Específico (PSA), não se pode andar de bicicleta três dias antes do exame, porque eleva os níveis do PSA no sangue, o que é normal.

Ressaltando a importância do papel do Sindicato, o presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, informa que o evento e as ações do Sindpol levam esclarecimentos para a categoria sobre a prevenção do câncer. “Ainda existe resistência por parte de alguns homens em procurar o médico para a prevenção. E o Sindpol tem esse papel e essa preocupação com a saúde da categoria”, disse o sindicalista.

Orientação

No Pedal Azul, é recomendado a utilização de equipamentos de segurança, como capacete, luvas, sinalização, kit para pequenos reparos, câmera de ar reserva, material para remendos, ferramentas, entre outros materiais.

Veja abaixo algumas orientações para o dia do evento:

– Capacete é obrigatório;

– Bicicleta em perfeito funcionamento;

– Pneus devidamente calibrados;

– Câmara de ar reserva;

– Uso de roupas leves e que proteja do Sol;

– Respeitar as orientações da organização do Pedal Azul;

– Caso o semáforo feche, pare! Não passe no vermelho;

– Respeite os pedestres;

– Pedalar agrupado em deixar espaços grandes para evitar a entrada de automóveis entre os ciclistas.